Desde 2013, o clube entregava em casa, kits exclusivos com esmaltes. Era um dos mais amados pelas mulheres e foi um grande pioneiro no ramo de cosméticos. Falamos com os fundadores sobre os principais motivos do fechamento do clube. E o aprendizado é muito rico. Especialmente para nós.
“É triste ver a quantidade de clubes de assinatura que nasceram apenas para serem cópias de outros, não acrescentando nenhum diferencial ao modelo ou ao mercado.”
O encerramento do clube de assinaturas
O Guto, o Luiz e o Eduardo, fundadores do clube (sim, eram homens que gerenciavam o clube) falaram com a gente e deixaram uma verdadeira aula sobre a gestão de um e-commerce, especialmente um negócio de assinaturas.Leia.
1. Qual foi o maior desafio do clube?
Acredito que o nosso maior
desafio foi o de realmente mostrar que poderia existir uma nova forma de
consumir os produtos que trabalhávamos. E mais do que tudo, de que
realmente poderíamos criar um conceito de clube de assinatura que
trouxesse alguns diferenciais para o mercado, sem esquecer que realmente
estávamos trabalhando, fortalecendo uma marca e não um determinado tipo
de produto. É triste ver a quantidade de clubes de assinatura que
nasceram apenas para serem cópias de outros, não acrescentando nenhum
diferencial ao modelo ou ao mercado.
2. Qual foi o principal item que motivou o fechamento?
Acredito que mais do que tudo,
sofremos não só com o desaquecimento do mercado para os itens que
trabalhávamos. Para contextualizar, vivemos, no início do clube (2012),
um período bem interessante para o mercado de esmaltes, onde cada vez
mais, marcas investiam não só no item específico, como também colocavam
no mercado, produtos diferenciados (a nossa linha principal de produtos
trabalhados). E existiam vários lançamentos por ano. Nos últimos anos
vimos não só a diminuição de lançamentos, como também o não lançamento
de novos produtos diferenciados. Por exemplo: os lançamentos se
resumiram a 1 por ano e muitos deles estavam focados não só em esmaltes
mais básicos, como também as marcas optarem por produtos com margem
maior de lucro, como produtos para cabelos e afins.
Vimos o fechamentos de várias
marcas e uma certa escassez nos itens diferenciados, visto que muitos
deles eram produzidos com insumos importados e com a consequente alta do
dólar. Eram constantes as mudanças de valores desses produtos
nacionais, seja de produtos que utilizavam esses insumos, como também
produtos importados.
3. Qual a principal dica (que vocês dão) para que empreendedores do segmento possam absorver?
“Faça mais com menos.”
Estude constantemente sua base
de clientes para entender o que de fato eles querem e cruze os dados
para obter inteligência que auxilie sua tomada de decisão. A minimização
de “achismos” é uma grande vantagem competitiva e que traz reduções
absurdas de desenvolvimento e faz seu projeto/produto evoluir baseado
nas expectativas reais de seus clientes. Essa foi uma importante lição
que aprendemos com Yuri Gitahy, a quem temos uma enorme consideração como profissional e como pessoa e que hoje levamos pra vida.
“Faça mais com menos”
E
se ainda temos espaço para mais alguma dica, essa levamos para a vida:
Tente, ouse, busque inovar e trazer diferenciais para seus produtos e
empresas, sempre. Continuamos o caminho com a Communicatti (communicatti.com)
e a inovação está no nosso DNA. O desafio de trazer algo diferente para
o mercado é o que nos fascina e nos move. Procuramos sempre inserir a
inovação como parte fundamental do processo.
É estar se reiventando todo dia, na vida e nos negócios.
4. Qual maior conquista que tiveram a frente de um negócio de assinaturas?
Dizemos
sempre que a EsmalteriaClub foi um grande laboratório, onde
desenvolvemos muitas subplataformas que nos auxiliaram, nos ensinaram a
entendermos nosso público e mudarmos nossa mentalidade. Aprendemos com a
EsmalteriaClub e com as pessoas que nos ajudaram em nossa jornada, o
quanto podermos chegar mais longe, e ter uma alta assertividade,
cruzando dados e evoluirmos sempre um novo produto / projeto baseado em
dados e não mais em achismos. A cada novo projeto, seja próprio ou
terceirizado, pensamos o quanto podemos fazer mais com menos recursos e
como entregamos mais valor aos clientes imaginando sempre o projeto /
produto como um ser vivo que tenha sempre uma evolução contínua.
Resumindo,
nossa maior conquista foi o aprendizado que tivemos com o clube de
assinatura que nos fez evoluirmos mais como profissionais e como
empresa.
Valeu Esmalteria!
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