Em nenhum outro setor a afirmação “marketing é tudo” é tão verdadeira
Desde que o setor de bens de luxo despontou no Brasil, lá em
meados da década de 1990, vem sendo alvo de interesse da imprensa, de
empreendedores e de estudiosos dos negócios. Motivos não faltam: vender
produtos com margens de lucro (aparentemente) superelevadas e tornar uma
marca objeto de desejo são, em última análise, o objetivo de qualquer
gestor, especialmente de marketing.
No entanto, da mesma forma que
a inovação radical, que tem lá seus símbolos admirados, como
Apple e
Google, porém quase inalcançáveis, marcas de luxo são a exceção em um
mercado no qual a briga entre os players se dá em patamares muito mais
“pedestres”, digamos assim. É muito raro uma marca atingir o status de
objeto de desejo, angariar fãs ou poder vender seus produtos a preços
quase estratosféricos. O dia a dia de quase todos os executivos e
consultores está justamente em lutar pela sobrevivência ou obter
vantagens concorrenciais, na melhor das hipóteses, temporárias.
Por
isso, defendo já há alguns anos que, sim, os negócios do luxo devem ser
acompanhados com atenção, mas não para que tentemos desesperadamente
criar uma Louis Vuitton tropical ou coisa do gênero. E sim porque
oferecem lições em matéria de marketing e gestão que podem ser
aproveitadas em quase todos os outros setores econômicos: as da
diferenciação da oferta e consequente “descomoditização” do produto –
tema de dois posts meus anos atrás, aliás, aqui mesmo em AMANHÃ.
Bem,
aqueles que vivem em Porto Alegre ou em cidades e estados vizinhos
terão uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse e outros
assuntos no 1º Fórum Sul-Americano do Negócio do Luxo, que ocorrerá dia
14 de maio, no Teatro do Bourbon Country. Uma tarde inteira de palestras
mediadas pelo organizador do evento, o consultor Paulo Chiele (mais informações aqui).
E
se a sua agenda não permite o luxo de uma tarde inteira num evento,
modestamente sugiro a leitura da edição atualizada do meu livro,
Precisar, não Precisa. Nela, são abordados desde aspectos ligados a
comportamento do consumidor até construção e administração de marcas
nesse ramo, sempre de maneira didática e objetiva. O livro está à venda em formato digital na Amazon e na Livraria Cultura, e sua nova capa ilustra este post.
Bom aprendizado.
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