Por Tim Hepher
ABERDEEN,
Escócia (Reuters) - A Wideroe, maior empresa aérea regional da
Escandinávia, disse nesta quinta-feira que pretende aumentar suas
encomendas de jatos E2 depois de receber a primeira de três aeronaves de
nova geração da Embraer para se tornar a operadora inaugural do modelo
190.
A compra da Wideroe do modelo modernizado da Embraer, o
E190-E2, marca sua primeira incursão em jatos após décadas ligando
comunidades próximas ao Círculo Polar Ártico com turboélices. A empresa
tem opções para comprar outros 12 jatos.
“Vamos trabalhar
arduamente para garantir que possamos receber os 12 restantes”, disse o
presidente-executivo da companhia aérea, Stein Nilsen, durante uma
escala em Aberdeen, quando o jato estava sendo entregue à Noruega.
Segundo
o executivo, a Wideroe também pode ter interesse no modelo menor,
E175-E2, que deve entrar em serviço em 2021 e atualmente está impedido
por cláusulas de escopo de sindicato de pilotos a operar nos Estados
Unidos.
O
presidente-executivo de aviação comercial da Embraer, John Slattery,
disse ver oportunidades “reais e avançadas” para vendas da nova família
de aviões.
O E190-E2 é o primeiro de três aviões da nova geração
da linha de jatos comerciais da Embraer, com novas asas e motores Pratt
& Whitney destinados a melhorar a eficiência no consumo de
combustível.
A Embraer também está expandindo o tamanho e o
alcance de seu maior jato comercial, o E195, cuja versão E2 atualizada
entra em serviço em 2019, representando um desafio para o CSeries, da
canadense Bombardier.
A Embraer espera um mercado para 6.400 jatos no segmento de 70 a 130 assentos nos próximos 20 anos.
https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1HJ35Z-OBRBS
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