Agência Brasil
Uma cartilha, disponível na internet, pode ajudar empresas brasileiras
Setores de arquitetura, design, audiovisual, games, publicidade e propaganda, engenharia são os mais estimulados
Uma cartilha, disponível na internet, pode ajudar empresas brasileiras
interessadas em exportar serviços, segmento ainda em crescimento no
país.
A Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços atualizou o Guia Básico para Exportação de Serviços, com orientações para empresas e empreendedores brasileiros.
O setor de comércio e serviços representou, em 2016, 73,3% do Produto
Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no
país. Apesar disso, o Brasil ainda está na 32ª posição entre os
exportadores de serviços no mundo, segundo dados divulgados pelo
governo. O ministério lembra que, em 2016, a exportação de serviços
rendeu US$ 18,5 bilhões de faturamento para cerca de 12 mil empresas
brasileiras.
Dicas para exportar
A cartilha orienta os interessados em exportar serviços a, em primeiro
lugar, fazer um estudo de mercado. "A análise consiste em um
entendimento do mercado onde a empresa pretende atuar, de seus
potenciais clientes, de seus concorrentes, dos demais stakeholders
(agentes interessados no negócio) e do setor onde pretende atuar. As
pesquisas de mercado permitem descobrir as principais características do
público-alvo do negócio, auxiliando a empresa a desenvolver estratégias
para atender à demanda identificada", ensina a cartilha.
As pesquisas podem ainda, acrescenta o ministério, ajudar o
empreendimento a diminuir os custos com insumos necessários à prestação
do serviço, identificar parceiros, fornecedores e agregar mão de obra
qualificada.
O ministério também alerta que a "exportação não deve ser vista como uma
alternativa em momentos em que a economia doméstica não estiver muito
bem". "Ela deve fazer parte da estratégia da empresa e pressupõe a
preparação para atuação no exterior". No guia, o empreendedor pode
responder um questionário com oito perguntas para avaliar se está apto a
exportar.
Por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços,
Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio
(Siscoserv), disponível no site do ministério,
o exportador pode identificar quais mercados e serviços estão abertos à
exportação. Também é importante verificar as eventuais restrições e
normas de entrada de divisas dos países e se há acordos comerciais
vigentes.
O ministério também orienta os interessados a conhecer a tributação,
definir um alvo para o negócio, analisar a concorrência, estabelecer
preços justos e manter contato com o importador potencial e registrar a
marca.
http://www.swisscam.com.br/ministerio-edita-cartilha-que-ensina-empresas-a-exportar-servicos.html
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