A Nestlé comprou uma participação majoritária da norte-americana Blue
Bottle Coffee, marcando um primeiro passo do líder de café embalado no
mundo hipster de bares especializados que servem café de alta qualidade,
de origem única e processado a frio.
A companhia produtora do Nescafé e cápsulas Nespresso anunciou a
compra de uma participação de 68 por cento da Blue Bottle nesta
quinta-feira, sem revelar os termos financeiros. O preço ficou em torno
de 425 milhões de dólares, segundo uma fonte familiarizada com o
assunto.
Como a compra da semana passada de empresa de alimentos vegetarianos
Sweet Earth, o acordo busca aproximar a maior fabricante de alimentos
embalados do mundo ao tipo de consumidores exigentes que estão se
afastando de suas marcas de mercado de massa, como o café Nescafé.
Este é o quarto acordo da empresa em 2017 feito pelo novo
presidente-executivo, Mark Schneider, um executivo trazido no ano
passado para agitar a empresa suíça conservadora que não atigiu suas
metas de vendas por quatro anos consecutivos.
A Nestlé e seus pares multinacionais estão lutando contra os mercados
emergentes mais lentos, a concorrência de novas marcas e a migração dos
consumidores para alimentos menos processados.
A compra da Nestlé ocorre em meio à consolidação no chamado setor de
café de terceira onda nos Estados Unidos. Este mercado atende
principalmente a clientes jovens e urbanos que cresceram no Starbucks,
mas progrediram para bebidas mais exóticas influenciados pelas máquinas
de café expresso ou não tradicionais de baristas especializados.
(Reuters )
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