sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Supermercados BIG viram Walmart

O objetivo do projeto, que custará R$ 1 bilhão e durará três anos, é seguir o modelo de lojas dos Estados Unidos 

 

Por Dirceu Chirivino

 

dirceu@amanha.com.br
Supermercados BIG se tornarão Walmart
A rede de supermercados Walmart anunciou nesta quinta-feira (27) que a bandeira BIG deixará de existir. As unidades passarão a seguir o conceito que é usado pela marca nos Estados Unidos (foto). 

No Sul, a mudança começará pelo BIG Santa Felicidade, em Curitiba (PR), e pelo BIG Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O projeto terá investimentos de R$ 1 bilhão no país e durará três anos. A migração será gradativa e ocorrerá à medida que as demais lojas passem por ampla reforma. Além dessas duas unidades, a loja Tamboré, na Grande São Paulo, abrirá nesta sexta-feira (28) já utilizando o novo formato. 

As alterações, que foram determinadas a partir de pesquisas com consumidores, incluem mudanças desde a planta da loja até o mix de produtos. A empresa usará a bandeira Walmart nas lojas. “Fizemos uma verdadeira transformação do nosso hipermercado”, declarou Flavio Cotini, presidente do Walmart Brasil. Cotini esteve em Porto Alegre para detalhar os investimentos. “Temos muito respeito pelas marcas que adquirimos.

Não poderíamos simplesmente mudar o nome na fachada sem oferecer melhorias importantes”, explica Cotini. Fortalecer o mix regional das lojas, mesmo com a migração das bandeiras, passa a ser ainda mais estratégico para o Walmart. “Continuaremos a observar as necessidades e preferências regionais. O café ou o arroz, por exemplo, consumido no Sul não é o mesmo no Nordeste. O produto muda até entre Estados da mesma região. Conhecemos muito bem o consumidor de cada localidade”, defende Cotini. “A ideia é ir atrás de cada centavo para baixar custos e oferecer preços baixos”, garante o executivo. 

O Walmart opera 485 unidades em todo o Brasil em 18 Estados, além do Distrito Federal. São 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam´s) e lojas de vizinhança (TodoDia). No ano passado, o faturamento da companhia no Brasil foi de R$ 29,3 bilhões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário