O objetivo do projeto, que custará R$ 1 bilhão e durará três anos, é seguir o modelo de lojas dos Estados Unidos
A rede de supermercados Walmart anunciou nesta quinta-feira
(27) que a bandeira BIG deixará de existir. As unidades passarão a
seguir o conceito que é usado pela marca nos Estados Unidos (foto).
No
Sul, a mudança começará pelo BIG Santa Felicidade, em Curitiba (PR), e
pelo BIG Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O projeto terá
investimentos de R$ 1 bilhão no país e durará três anos. A migração será
gradativa e ocorrerá à medida que as demais lojas passem por ampla
reforma. Além dessas duas unidades, a loja Tamboré, na Grande São Paulo,
abrirá nesta sexta-feira (28) já utilizando o novo formato.
As
alterações, que foram determinadas a partir de pesquisas com
consumidores, incluem mudanças desde a planta da loja até o mix de
produtos. A empresa usará a bandeira Walmart nas lojas. “Fizemos uma
verdadeira transformação do nosso hipermercado”, declarou Flavio Cotini,
presidente do Walmart Brasil. Cotini esteve em Porto Alegre para
detalhar os investimentos. “Temos muito respeito pelas marcas que
adquirimos.
Não poderíamos simplesmente mudar o nome na fachada sem
oferecer melhorias importantes”, explica Cotini. Fortalecer o mix
regional das lojas, mesmo com a migração das bandeiras, passa a ser
ainda mais estratégico para o Walmart. “Continuaremos a observar as
necessidades e preferências regionais. O café ou o arroz, por exemplo,
consumido no Sul não é o mesmo no Nordeste. O produto muda até entre
Estados da mesma região. Conhecemos muito bem o consumidor de cada
localidade”, defende Cotini. “A ideia é ir atrás de cada centavo para
baixar custos e oferecer preços baixos”, garante o executivo.
O
Walmart opera 485 unidades em todo o Brasil em 18 Estados, além do
Distrito Federal. São 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper
Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama),
atacado (Maxxi), clube de compras (Sam´s) e lojas de vizinhança
(TodoDia). No ano passado, o faturamento da companhia no Brasil foi de
R$ 29,3 bilhões.
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