A Alpargatas, dona da marca Havaianas, está investindo em uma
operação própria com a abertura de lojas na Índia, afirmou nesta
terça-feira, 14, o presidente da Alpargatas, Márcio Utsch.
Segundo ele, os investimentos no mercado indiano neste momento estão
concentrados no início da operação naquele país. A companhia também está
investindo na reestruturação da operação nos Estados Unidos. “Mudamos a
gestão de tal forma que, internamente, estamos falando em ‘relançar’ a
marca. Achamos que ela pode ter um novo patamar de vendas no país”,
concluiu Utsch.
As exportações de sandálias da companhia caíram 10,3% no terceiro
trimestre, chegando a 4,5 milhões de pares. O presidente da Alpargatas
considerou que o resultado ficou abaixo do que a companhia havia
previsto.
Ele afirmou que já era esperado um impacto negativo em razão de
procedimentos para iniciar uma operação própria na Colômbia, mas
ressaltou que a empresa não conseguiu compensar essas perdas com vendas
para outras regiões, como seria desejável. Pela frente, Utsch traçou um
panorama mais otimista para as vendas externas.
Mercado interno
Já no Brasil, as vendas em volume de Havaianas apresentam recuperação
após uma queda no terceiro trimestre de 2017, afirmou o executivo.
Durante teleconferência com analistas e investidores nesta
terça-feira, 14, Utsch disse que o volume de vendas apresenta
crescimento de dois dígitos em outubro deste ano na comparação com igual
mês de 2016.
A Alpargatas registrou queda no volume de vendas de sandálias no
Brasil, enquanto o negócio de calçados esportivos da marca Mizuno
apresentou desempenho melhor. No terceiro trimestre de 2017, as vendas
de sandálias em volume caíram 5,7% no mercado doméstico, chegando a 53,7
milhões de pares enquanto os calçados esportivos cresceram 29,6%, para
1,2 milhão de pares.
Utsch afirmou que a companhia fez ajustes operacionais e disse que
tais mudanças têm permitido um melhor desempenho de vendas. De acordo
com ele, a empresa lançou novos modelos de sandálias com preços mais
baixos, voltados para a distribuição em canais de venda mais populares.
Oportunidade
A gestão da Alpargatas também está de olho em possibilidades de
ajustar seu portfólio de marcas ou de regiões de atuação. O presidente
da companhia revelou que a companhia sempre estuda oportunidades de
desinvestimentos ou então de aquisições que possam “tornar a empresa
mais competitiva”.
O executivo respondia a pergunta sobre a possibilidade de a companhia
voltar a vender ativos, como fez com as marcas Topper e Rainha em 2015.
“Estamos bem atentos a essa análise de depuração do portfólio para
ficarmos mais competitivos, seja vendendo ou adquirindo coisas”,
concluiu Utsch.
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