A criação de uma terceira marca voltada para a classe C é uma
das estratégias de curto prazo que a BRF, dona da Sadia e Perdigão,
pretende adotar para tentar elevar as vendas. O Estado apurou que um dos
nomes em análise para essa nova linha de produtos é Kideli.
Como Sadia e Perdigão hoje disputam juntas o mercado das classes A e
B, a ideia é que a nova marca bata de frente com nomes regionais e com a
Seara, do grupo JBS, que se tornou a principal algoz da BRF no País.
Por um lado, o movimento é uma tentativa da empresa de estancar a
sangria no mercado interno. Em meio a uma crise de gestão e de
resultados, a empresa viu concorrentes avançarem.
Há três anos, Sadia e Perdigão tinham, juntas, 59,1% do mercado de
congelados. Hoje, detém 48,4% do segmento, uma queda de quase 11 pontos
porcentuais, segundo dados de junho da Nielsen obtidos pela reportagem.
O lançamento da marca popular é encarado também como um atalho para
reduzir a alta capacidade ociosa nas fábricas da empresa. “Criar uma
marca de combate pode ser uma saída para recuperar sua capacidade
produtiva, que sempre girou de 90% a 95% e hoje está entre 70% e 75%”,
afirma Gabriel Vaz de Lima, analista do Bradesco BBI.
Fontes próximas à empresa, porém, indicam preocupação sobre como será
a execução dessa estratégia, que demandará investimentos de uma empresa
com endividamento alto e que ainda luta para retomar o espaço perdido
pela Sadia.
Resiliência
A última medição da Nielsen indicou que, em congelados, Sadia e
Perdigão ganharam juntas mais de 2 pontos porcentuais no mercado
terreno, terminando o mês de julho com 32,6% e 15,8%, respectivamente.
Uma boa notícia para a empresa que, ao fim de maio, alcançara a pior
participação no segmento em muitos anos.
O desempenho, porém, inspira cautela, segundo fontes próximas à
companhia. Ambas as marcas ainda estão longe de recuperar o espaço que
já tiveram. Merece atenção ainda, diz um executivo, a dificuldade da BRF
de parar a Seara, da JBS.
Apesar de sua controladora enfrentar forte crise de reputação, com os
irmãos Joesley e Wesley Batista presos, a concorrente também ampliou
sua fatia em congelados nessa última medição da Nielsen.
No setor de industrializados, Seara segurou sua posição em agosto,
enquanto a Sadia seguiu perdendo espaço – está agora com 20,6% do
segmento no qual já teve quase 40%. A queda recente da marca foi tão
intensa que a Perdigão tornou-se líder no segmento pela primeira vez.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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