Mario Roberto Duran Ortiz/Wikimedia
Avião da Azul: parceria envolve o direito de a United ter um membro no Conselho de Administração da Azul
Da REUTERS
São Paulo - A Azul Linhas Aéreas e a United Airlines, do grupo United
Continental, anunciaram acordo nesta sexta-feira por meio do qual a
companhia aérea norte-americana comprará 5 por cento do capital da
empresa brasileira por 100 milhões de dólares.
A parceria dará a United o direito de nomear um membro para o Conselho
de Administração da Azul. As duas empresas também fecharam um acordo de
compartilhamento de voos.
A participação do presidente-executivo e fundador da Azul, David
Neeleman, de cerca de 67 por cento do capital, não terá mudança
relevante com a operação, já que a entrada da United será feita por meio
de uma injeção de capital. "Queremos tudo", disse Neeleman a
jornalistas, ao responder pergunta se o objetivo do acordo é o de
aproximar a Azul da rival Gol, que tem parceria com outra companhia
aérea norte-americana, a Delta, para atuar no exterior.
"Com a força que temos em aviação regional, isso nos ajuda a fazer mais
de tudo e ganhar em capilaridade." Juntas, as empresas poderão oferecer
ligações para mais de 450 destinos, com mais de 6 mil vôos diários,
segundo as companhias. Apesar disso, a Azul disse que não desistiu de
lançar seu próprio voo para Nova York no ano que vem.
Dentro de cerca de 30 dias, a Azul já deve ter opções de venda de
passagens dentro da parceria no modelo interline. O acordo de
compartilhamento de voos depende de aprovação da Agência Nacional de
Aviação Civil (Anac) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica
(Cade).
O vice-presidente financeiro da United, John Rainey, disse que a opção
por investir na Azul em vez de apenas um acordo de compartilhamento de
voos ocorreu pelo interesse por uma parceria de longo prazo.
"Estamos focados no 5 por cento, nesse momento é adequado", disse, ao ser questionado sobre a chance de elevar a fatia na Azul.
O acordo da Azul com a United foi anunciado apenas duas semanas após o
consórcio liderado por Neeleman vencer a disputa pela compra de 61 por
cento da ex-estatal portuguesa TAP por 354 milhões de euros.
IPO E VALOR DE MERCADO
O acordo atribui um valor de mercado à Azul de cerca de 2 bilhões de
dólares, uma avaliação mais generosa do que a exibida pela rival Gol,
cujo valor na bolsa com base no preço de sua ação no fechamento da
quinta-feira era próximo de 700 milhões de dólares.
A Gol tem apenas um terço do capital no mercado, todo ele distribuído em ações sem direito a voto.
Há quase um mês, a Azul desistiu pela terceira vez em menos de dois
anos o plano de realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em
inglês) na Bovespa, devido a condições adversas de mercado.
Questionado se mantém interesse na listagem, Neeleman disse que a operação ocorrerá quando o mercado estiver mais propício.
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