Em um recente artigo Roger Hayse, consultor
americano especialista em Escritórios de Advocacia, cita os atributos
essenciais para o atual líder nas sociedades de advogados modernas. Para
este advogado são necessárias algumas características importantes, que
na visão do consultor americano são:
Adaptabilidade: Não é novidade que o mercado está mudando. Rápido. Mais competição, novos modelos de trabalho, uma economia global. O que funcionou ontem pode não mantê-lo vivo amanhã.
Carisma: Não há dúvida de que um líder precisa ser capaz de se conectar e motivar as bases do Escritório. Carisma é o meio pelo qual a confiança pode ser conquistada.
Comunicação: Um entendimento claro por todos os integrantes do Escritório das questões e oportunidades relevantes para a estratégia e operação é essencial. Líderes talentosos possuem a habilidade de convencer e comunicar para um dos caminhos que deverão ser seguidos e as razões para tanto.
Convicção: A liderança é uma estrada tortuosa. Para ter sucesso, os líderes eficazes têm de manter o curso quando as dificuldades aparecem no caminho da Sociedade de Advogados.
Curiosidade: Para ser curioso o Líder do Escritório deve ter uma mente aberta para várias opções e fatores relevantes para definição da estratégia e tonada das decisões adicionais.
Determinação: Isto pode ser particularmente difícil para o líder advogado, treinado para ver todas as formas em que as coisas podem dar errado. Mas, na realidade do mercado atual, é preciso ser capaz de ver alternativas, avaliar o risco/benefício e tomar uma decisão rapidamente.
Delegação: Os maiores líderes entendem que ninguém pode fazer tudo. A sabedoria e a capacidade de aproveitar o tempo pessoal e talentos, formar equipes altamente competentes, e delegar a responsabilidade define o quanto será alcançado.
Experiência como líder: Muitos líderes de escritórios de advocacia ganham a sua primeira experiência em liderar pessoas quando escolhido pelos sócios para essa tarefa. Todo mundo comete erros. Em um mercado em evolução, estamos constantemente aprendendo. Mas a complexidade da liderança no escritório de advocacia não é um laboratório ideal para ganhar experiências iniciais. Cursos e literatura específica, como ajuda de consultores externos, poderão aumentar significativamente a assertividade do líder.
Humildade: Grandes líderes reconhecem o seu papel de servo dos seus sócios e dos parceiros. Muitas vezes o ego exacerbado do Líder pode trazer custos desnecessários ao Escritório, especialmente por sua vaidade.
Integridade/Honestidade: Honestidade e integridade são requisitos indispensáveis; mas como vimos em muitas sociedades nos últimos tempos isso não vem ocorrendo como deveria.
Autoconhecimento: Os líderes não se enganam. Eles têm uma consciência de quem eles são – das fraquezas pessoais e pontos fortes. Eles entendem o que estão fazendo, como eles estão realizando, como eles estão sendo recebidos, o que está funcionando e o que não. Esta consciência fornece a base para a melhoria.
Inteligente: Há um grau de inteligência necessária para assimilar, avaliar, decidir e comunicar.
Visionário: É quase impossível liderar, sem uma noção clara do caminho. Nem todos os profissionais possuem a capacidade de ver como a sua empresa pode navegar com sucesso o cenário competitivo de amanhã.
O Consultor Finaliza o artigo estabelecendo que a lista não é taxativa existindo vários outros atributos para os líderes bem sucedidos, convidando o leitor a escolher os cinco atributos mais importantes.
Para ele o líder que merece ser seguido é aquele que se fundamenta no que é certo, sabe onde o escritório esta indo, pode mudar conforme o mercado caminha, tem consciência no auto aperfeiçoamento e tenha feito isso antes.
Agora, qual dessas qualidades podemos melhorar em nossos escritórios?
Adaptabilidade: Não é novidade que o mercado está mudando. Rápido. Mais competição, novos modelos de trabalho, uma economia global. O que funcionou ontem pode não mantê-lo vivo amanhã.
Carisma: Não há dúvida de que um líder precisa ser capaz de se conectar e motivar as bases do Escritório. Carisma é o meio pelo qual a confiança pode ser conquistada.
Comunicação: Um entendimento claro por todos os integrantes do Escritório das questões e oportunidades relevantes para a estratégia e operação é essencial. Líderes talentosos possuem a habilidade de convencer e comunicar para um dos caminhos que deverão ser seguidos e as razões para tanto.
Convicção: A liderança é uma estrada tortuosa. Para ter sucesso, os líderes eficazes têm de manter o curso quando as dificuldades aparecem no caminho da Sociedade de Advogados.
Curiosidade: Para ser curioso o Líder do Escritório deve ter uma mente aberta para várias opções e fatores relevantes para definição da estratégia e tonada das decisões adicionais.
Determinação: Isto pode ser particularmente difícil para o líder advogado, treinado para ver todas as formas em que as coisas podem dar errado. Mas, na realidade do mercado atual, é preciso ser capaz de ver alternativas, avaliar o risco/benefício e tomar uma decisão rapidamente.
Delegação: Os maiores líderes entendem que ninguém pode fazer tudo. A sabedoria e a capacidade de aproveitar o tempo pessoal e talentos, formar equipes altamente competentes, e delegar a responsabilidade define o quanto será alcançado.
Experiência como líder: Muitos líderes de escritórios de advocacia ganham a sua primeira experiência em liderar pessoas quando escolhido pelos sócios para essa tarefa. Todo mundo comete erros. Em um mercado em evolução, estamos constantemente aprendendo. Mas a complexidade da liderança no escritório de advocacia não é um laboratório ideal para ganhar experiências iniciais. Cursos e literatura específica, como ajuda de consultores externos, poderão aumentar significativamente a assertividade do líder.
Humildade: Grandes líderes reconhecem o seu papel de servo dos seus sócios e dos parceiros. Muitas vezes o ego exacerbado do Líder pode trazer custos desnecessários ao Escritório, especialmente por sua vaidade.
Integridade/Honestidade: Honestidade e integridade são requisitos indispensáveis; mas como vimos em muitas sociedades nos últimos tempos isso não vem ocorrendo como deveria.
Autoconhecimento: Os líderes não se enganam. Eles têm uma consciência de quem eles são – das fraquezas pessoais e pontos fortes. Eles entendem o que estão fazendo, como eles estão realizando, como eles estão sendo recebidos, o que está funcionando e o que não. Esta consciência fornece a base para a melhoria.
Inteligente: Há um grau de inteligência necessária para assimilar, avaliar, decidir e comunicar.
Visionário: É quase impossível liderar, sem uma noção clara do caminho. Nem todos os profissionais possuem a capacidade de ver como a sua empresa pode navegar com sucesso o cenário competitivo de amanhã.
O Consultor Finaliza o artigo estabelecendo que a lista não é taxativa existindo vários outros atributos para os líderes bem sucedidos, convidando o leitor a escolher os cinco atributos mais importantes.
Para ele o líder que merece ser seguido é aquele que se fundamenta no que é certo, sabe onde o escritório esta indo, pode mudar conforme o mercado caminha, tem consciência no auto aperfeiçoamento e tenha feito isso antes.
Agora, qual dessas qualidades podemos melhorar em nossos escritórios?
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