São Paulo - A Suíça é o país que mais ofereceu condições para empresas desenvolverem, atraírem e reterem profissionais no mundo neste ano. Ela lidera o ranking World Talent Report 2014, organizado pela escola de negócios IMD.

A lista leva em conta três quesitos básicos: o investimento e desenvolvimento de talentos locais (que reflete o investimento público e qualidade da educação), o apelo (capacidade de reter os trabalhadores locais e atrair os estrangeiros) e a prontidão (capacidade de cumprir as exigências do mercado com os talentos que tem disponíveis).

Além disso, o levantamento considera mais de 20 indicadores, alguns estatísticos e outros subtraídos de uma pesquisa com 4.300 executivos internacionais.

O ranking abrange 60 países. Em segundo lugar fica a Dinamarca e em terceiro a Alemanha. Os Estados Unidos só aparecem na 12ª posição e o Brasil, na 52ª.
Veja os melhores e os piores colocados nas tabelas:

Primeiras:
 
 
Posição País
1 Suíça
2 Dinamarca
3 Alemanha
4 Finlândia
5 Malásia
6 Irlanda
7 Holanda
8 Canadá
9 Suécia
10 Noruega

Últimas:
 
Posição País
 
60 Bulgária
59 Venezuela
58 Croácia
57 Peru
56 África do Sul
 

Por habilidade


No fator "investimento e desenvolvimento", apenas, que lidera é a Dinamarca, seguida pela Suíça, Áustria, Alemanha e Suécia.
Já no quesito "apelo", é a Suíça que, mais uma vez, fica no topo. Em segundo lugar fica a Alemanha, em terceiro os Estados Unidos, em quarto a Irlanda e em quinto a Malásia.
Também é a Suíça que lidera no fator "prontidão", seguida pela Finlândia, Holanda, Dinamarca e Emirados Árabes Unidos.


Histórico


Comparados os números encontrados em 2005 com os de 2014, os únicos países se estiveram entre os 10 primeiros lugares do ranking em todos os anos foram Canadá, Dinamarca e Suíça. De lá para cá, o Brasil caiu da 28ª posição para a 52ª.