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Ram Charan, consultor de gestão mais influente do mundo, no evento HSM Expomanagment
São Paulo - Focar na experiência do cliente, enxergar à frente e agir
com velocidade são atitudes essenciais para uma empresa se manter competitiva
no mercado atual. É isso o que fazem Amazon, Apple, Google e Alibaba,
que estão, inclusive, mudando a forma como suas concorrentes (diretas e
indiretas) operam, segundo Ram Charan.
"O Walmart, maior varejista dos Estados Unidos, está implantando um
sistema que altera seus preços a cada hora, porque hoje, com um
smartphone na mão, o cliente compara suas ofertas com as da Amazon antes
de comprar", exemplificou.
O consultor de gestão,
nomeado pela Fortune o mais influente do mundo ainda vivo, falou a
executivos nesta quarta-feira, durante a HSM Expomanagement, em São
Paulo.
De acordo com ele, para ser capaz de ditar tendências para outras, uma companhia depende, principalmente, de um líder integrador.
"Integradores são capazes de unir disciplinas e especialistas. Steve
Jobs era assim, Bill Gates não. A integração é a origem da inovação e,
se uma empresa não inova, não sobrevive", disse.
Citando a criação do iPhone, o consultor disse que só um líder
integrador conseguiria fazer profissionais focados em desenvolver um
vidro muito específico (para a tela do aparelho) e técnicos que conectam
software e hardware falarem a mesma língua.
É óbvio, portanto, que a base para tudo isso é ter especialistas aptos a
criar novos processos, produtos e serviços. E, para que eles possam
estar integrados, devem ser organizados em círculo e não sob a estrutura
tradicional de cascata.
"Os níveis dentro da empresa
precisam ser reduzidos, porque eles atrasam a vida, distorcem as
informações e são empecilhos para a colaboração entre diferentes silos",
defendeu o consultor.
Uma organização circular, de acordo com ele, possibilita uma maior
transparência e conexão dos trabalhadores com todas as atividades da
companhia.
"É assim que funciona no Google e na Neflix, por exemplo. Todos os
funcionários têm conexão direta com a experiência do cliente e sabem que
o produto que eles vendem tem que ser incrível, ou não será possível
cobrar por ele".
Além disso, ser integrador requer organizar ciclos de reuniões de
frequência semanal. De acordo com Charan, é nesses encontros que o líder
conseguirá entender pontos de vista antes despercebidos e alimentar um
conflito de ideias contínuo e positivo.
"A Pixar é o único estúdio de cinema do mundo que teve 14 títulos de
grande sucesso de bilheteria em 14 anos. Nenhum outro conseguiu. Há
muitos motivos para isso, mas um deles é que, até hoje, a empresa faz
essas reuniões todos os dias, com duração de quatro horas", disse.
Charan fez questão de destacar, porém, que estruturar uma empresa dessa
forma não significa extinguir a hierarquia. "Existe hierarquia, mas
menos. O que acontece é que pessoas são organizadas em equipes e tem
acesso à informação instantaneamente, sem intermediários."
Também é importante permitir que os especialistas sejam livres para
mudar de equipe quando quiserem. No Google, por exemplo, 30% deles fazem
essas movimentações, segundo ele.
Nem sempre no topo
Conforme explicou Charan, esse líder integrador não precisa ser o
presidente da companhia. O próprio Steve Jobs desempenhava esse papel,
mas deixava a Apple sob o comando de Tim Cook.
O desafio para quem está no topo é identificar pessoas com essa
habilidade. "Elas não estarão na linha vertical das de alto potencial,
mas sim numa linha horizontal."
Já para quem almeja se tornar um integrador, o consultor dá o seguinte
conselho: "monte uma equipe interdisciplinar o quanto antes, tente se
tronar um líder dessa equipe, pratique a integração e o resto acontece".
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