SÃO PAULO - Cinco
produtos estão no alvo das classes C/D para os próximos anos:
requeijão, catchup, cerveja (para consumir em casa), sobremesa em pó e
suco pronto, mostram dados divulgados pela consultoria Kantar Worldpanel
há pouco em São Paulo.
“Conquistar” a categoria significa, na metodologia da pesquisa, que 70% dos lares daquela faixa social passaram a comprar o produto ao menos uma vez ao ano. Ou seja: quando 70% das famílias das classes D/E comprarem requeijão ou cerveja ao menos uma vez ao ano, elas terão conquistado o hábito de consumo desses produtos.
Entre 2008 e 2013, as classes D/E consolidaram o consumo de nove categorias: creme de leite, extrato de tomate, molho de tomate, cereal tradicional, tempero, absorvente higiênico, leite em pó, cremes e loções e maionese.
“Se o PIB se mantiver na casa de 2%, a conquista se dará em quatro anos”, disse Marcos Calliari, diretor geral da Kantar Worldpanel no Brasil, em evento com jornalistas.
A frequência de compras é uma das variáveis para medir o consumo. Outra poderia ser o preço, por exemplo. No caso dos cinco produtos citados, a Kantar considera apenas a experimentação do item, independentemente do desembolso por produto.
Christine Pereira, diretora comercial da Kantar, disse que o aumento de preços em 2013 pode impactar o desenvolvimento do consumo dessa cesta de produtos.
“Se as famílias comprarem uma vez ao ano e depois passarem a uma vez por semestre, as empresas precisam conquistar a experiência daquele cliente naquela única vez”, destacou Margareth Utimura, diretora de contas da Kantar.
A Kantar acompanha os hábitos de consumo de 8,2 mil lares no Brasil.
“Conquistar” a categoria significa, na metodologia da pesquisa, que 70% dos lares daquela faixa social passaram a comprar o produto ao menos uma vez ao ano. Ou seja: quando 70% das famílias das classes D/E comprarem requeijão ou cerveja ao menos uma vez ao ano, elas terão conquistado o hábito de consumo desses produtos.
Entre 2008 e 2013, as classes D/E consolidaram o consumo de nove categorias: creme de leite, extrato de tomate, molho de tomate, cereal tradicional, tempero, absorvente higiênico, leite em pó, cremes e loções e maionese.
“Se o PIB se mantiver na casa de 2%, a conquista se dará em quatro anos”, disse Marcos Calliari, diretor geral da Kantar Worldpanel no Brasil, em evento com jornalistas.
A frequência de compras é uma das variáveis para medir o consumo. Outra poderia ser o preço, por exemplo. No caso dos cinco produtos citados, a Kantar considera apenas a experimentação do item, independentemente do desembolso por produto.
Christine Pereira, diretora comercial da Kantar, disse que o aumento de preços em 2013 pode impactar o desenvolvimento do consumo dessa cesta de produtos.
“Se as famílias comprarem uma vez ao ano e depois passarem a uma vez por semestre, as empresas precisam conquistar a experiência daquele cliente naquela única vez”, destacou Margareth Utimura, diretora de contas da Kantar.
A Kantar acompanha os hábitos de consumo de 8,2 mil lares no Brasil.
(Leticia Casado | Valor)
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