Empresa pode enfrentar diferentes conjunturas sem depender de empréstimos de terceiros
Com uma produção de 164 milhões de pares de calçados em 2016, a Grendene está longe de retomar o pico de três anos atrás, quando fabricou 216 milhões de pares. A maior queda foi no segmento de calçados populares, afetado pelo encolhimento da renda do consumidor.
Parte das perdas foi compensada com o crescimento de produtos de maior rentabilidade. No fim, a receita líquida da Grendene em 2016 atingiu 631 milhões de dólares, 15% inferior à de 2015, enquanto o lucro cresceu 23%, somando 167 milhões de dólares.
A retração da demanda fez com que alguns ativos, como capital de giro e estoque, engordassem o caixa da empresa, contribuindo para o aumento da liquidez geral, que chegou a 8,67, o melhor índice entre as 500 maiores empresas do país. Esse indicador reflete a capacidade de honrar compromissos no longo prazo.
O caixa reforçado permite à Grendene enfrentar diferentes conjunturas sem depender de empréstimos de terceiros. “Se o mercado demandar, temos capacidade de fazer rapidamente investimentos para crescer”, diz Francisco Schmitt, diretor financeiro da Grendene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário