Você já ouviu falar do branding interno? Ainda não? O novo conceito pode ser exatamente o que faltava para impulsionar os seus negócios
Revista Administradores,
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“Endobranding é a forma de a instituição vender, humanizar e
difundir uma mensagem, um determinado conceito ou uma ideia que a
empresa acredite fortemente aos seus colaboradores"
Marcas, empresas, pessoas, ações, produtos, estratégias,
criatividade, metas. Essas, sem dúvida, são palavras continuamente
repetidas por todas as pessoas envolvidas com o marketing de uma
organização. E, no fundo, os objetivos giram em torno de duas premissas
básicas: despertar a atenção do público-alvo e fazer com que esse
público lembre o que foi dito, mesmo inconscientemente. Afinal, ninguém
quer dar um duro danado em planejar uma campanha para que ela seja
completamente esquecida pelo receptor após dez segundos de vê-la.
E quando se fala em público, pensar apenas nos consumidores fora da
empresa pode ser um erro estratégico sem igual. Infelizmente, algumas
empresas ainda investem muito em comunicação para o mercado, para
conquistar clientes, mas nem sempre têm o mesmo cuidado em relação ao
público interno.
Afinal, aqueles que compõem o dia a dia de uma
organização, além de colocarem em funcionamento o negócio, são a
verdadeira imagem que a organização vai transmitir para as pessoas de
fora.
“Vale destacar que temos um mercado consumidor cada vez mais exigente e mais informado. Um consumidor atento à postura e à atitude da marca. Um consumidor que não tolera um discurso dissonante da prática. Não há como esconder as incoerências estratégicas e os antagonismos existentes entre imagem e identidade. Uma empresa que fala em conexão e comunicação, por exemplo, e não abre espaço para o diálogo interno, certamente não sustentará a sua promessa”, indica Luciane Paim, sócia da agência Oito Endobranding.
“Vale destacar que temos um mercado consumidor cada vez mais exigente e mais informado. Um consumidor atento à postura e à atitude da marca. Um consumidor que não tolera um discurso dissonante da prática. Não há como esconder as incoerências estratégicas e os antagonismos existentes entre imagem e identidade. Uma empresa que fala em conexão e comunicação, por exemplo, e não abre espaço para o diálogo interno, certamente não sustentará a sua promessa”, indica Luciane Paim, sócia da agência Oito Endobranding.
Por isso, dar a devida importância ao público interno, seja através de um mix de ações, que podem ser desde o oferecimento de cursos, treinamentos, benefícios agregados e campanhas específicas se torna uma ferramenta para diminuir a rotatividade de pessoal e dar mais motivação, eficiência e qualidade de vida aos colaboradores.
Um conceito que surge como novidade e tem se mostrado eficiente ao trabalhar em conjunto com outras estratégias para o público interno é o endobranding. A ideia é fortalecer uma identidade interna a ser compreendida e valorizada por funcionários de uma organização.
“Endobranding é a forma de a instituição vender, humanizar e difundir uma mensagem, um determinado conceito ou uma ideia que a empresa acredite fortemente aos seus colaboradores. É trabalhar a mesma identidade visual e começar a ter uma estratégia de uniformização na marca para que ela tenha uma cara facilmente assimilada, memorizada e aceita pelo público interno”, indica Paulo Ricardo Meira, doutor em Marketing pela UFGRS e professor do Instituto Legislativo Brasileiro.
Na nova edição do livro Administração de Marketing, os renomados autores Philip Kotler e Kevin Keller já trazem esse conceito e destacam se tratar de “atividades e processos que ajudam a informar e inspirar os funcionários”. Sendo o endobranding o gerenciamento da marca, por exemplo, em um programa motivacional para funcionários, nos eventos que forem planejados, no plano de carreira estabelecido, ou em alguma outra ação envolvendo a organização.
Conheça bem a empresa
Assim como o desenvolvimento e a fixação de qualquer marca, os
resultados do endobranding não são automáticos, afinal, não dá pra
construir uma marca respeitada, seja ela para o público interno ou
externo, em apenas uma ação. Um estudo desenvolvido pela Universidade da
Califórnia confirma essa premissa. Os pesquisadores realizaram uma
série de experimentos e constataram que frases repetidas, depois de um
tempo, são absorvidas mais facilmente pelos ouvintes. Quem escuta, aos
poucos, fica familiarizado com o argumento.
Quem trabalha no dia a dia com essa estratégia sabe que uma boa fixação não nasce do dia para a noite. “Endobranding é um processo que demanda certo tempo e envolvimento. Em geral desenhamos um modelo de trabalho em conjunto e vamos adequando as rotas de acordo com as necessidades e de forma integrada com o cliente”, conta Luciane Paim sobre o trabalho desenvolvido pela agência Oito Endobranding.
Quem trabalha no dia a dia com essa estratégia sabe que uma boa fixação não nasce do dia para a noite. “Endobranding é um processo que demanda certo tempo e envolvimento. Em geral desenhamos um modelo de trabalho em conjunto e vamos adequando as rotas de acordo com as necessidades e de forma integrada com o cliente”, conta Luciane Paim sobre o trabalho desenvolvido pela agência Oito Endobranding.
E para a implementação dessa estratégia, um passo se torna essencial.
“A única etapa que é fundamental e não podemos abrir mão é iniciar todo
e qualquer trabalho a partir de uma profunda imersão no contexto
interno da empresa em questão através de entrevistas, grupos de
discussão, observação participante, discussões informais e pesquisas
online”, indica Luciane.
Uma das empresas que apostaram nesse conceito foi a Empório Body
Store. De acordo com Tobias Chanan, CEO da companhia, uma marca se
constrói nos detalhes do dia a dia e o alinhamento da comunicação entre a
equipe interna é fundamental para que a entrega seja a esperada pelos
clientes. “O aprendizado que tivemos foi comprovar que o alinhamento
entre quem somos e porque existimos será decisivo para atingir dos
objetivos da companhia”, destacou em seu depoimento ao Oito
Endobranding.
A ideia é que as marcas não sejam parte das estratégias de
comunicação, mas sim parte estratégica da consolidação da proposta do
negócio como um todo. A verdade da empresa deve estar imbuída na atitude
e na certeza de seus funcionários que criam e transformam juntos o
resultado final, materializando mais que um produto: uma identidade.
NA PRÁTICA
Um exemplo do branding interno é a ação “Senado Solidário”, feito
pelo Senado Federal. A imagem de uma flor buscou fazer uma associação
positiva com cuidado e carinho e serviu de marca guarda-chuva para
diferentes ações de solidariedade, reunidas no hotsite “Senado
Solidário” (figura1). O símbolo é então desdobrado em campanhas
específicas, como se percebe nas campanhas do Agasalho e Doação de
Sangue, em 2012 (figura2 e 2.1) Ambas as campanhas, realizadas em 2012,
superaram o êxito do ano anterior, no qual não havia ainda uma
estratégia de branding organizada. A identidade visual prosseguiu em
2013 (figura 3), na qual foi possível maior identificação profissional
às campanhas.
NÃO CONFUNDA
Endomarketing
Um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua
própria imagem a funcionários e familiares. É a utilização de modernas
ferramentas de marketing, porém, dirigidas ao público interno das
organizações.
Endobranding
Atividades e processos de administração de marca em programas
internos e motivacionais que ajudam a informar e inspirar os
funcionários.
*Definição de Paulo Meira, professor e doutor em Marketing pela UFGRS
*Definição de Paulo Meira, professor e doutor em Marketing pela UFGRS
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