Internacionalização de empresas – A marca já está registrada?
No
Brasil, muitos empresários e gestores ainda não estão totalmente
conscientes da importância estratégica de priorizar o registro de suas
marcas, quando criam novos negócios ou lançam novos produtos.
Já com relação ao registro de uma
patente há uma preocupação maior, mas os dados disponíveis indicam que a
quantidade de patentes registradas no Brasil é baixa em relação a
outros países.
Meu artigo alerta para o fato de que muitos projetos de internacionalização de empresas, não contemplam o registro prévio da marca no mercado alvo e também para os riscos desta postura.
Este é mais um caso onde para alguns,
tal artigo estará talvez “chovendo no molhado”, já que é fato que alguns
gestores e setores econômicos tem uma clara consciência da importância
de proteger suas marcas através do seu registro. Entretanto, esta
questão não me preocupa, pois eu escrevo para aquela maioria que, ou não
tem esta visão ou até já domina o assunto, mas que por uma razão ou
outra, acabou subestimando esta necessidade.
Tudo que eu escrevo é consequência de
observações práticas do que acontece no meu dia a dia profissional e
sendo assim, quero alertar que uma grande maioria dos empreendedores não
está dando a devida atenção para este assunto.
Se você faz parte deste grupo, a minha
sugestão é que encontre uma forma de recuperar o tempo perdido neste
assunto, pois a falta de registro de uma marca, pode se transformar em
uma grande debilidade do teu negócio.
Quando se trata de ter presença em outros países e implementar processos de internacionalização de empresas,
o que eu tenho percebido é que cada dia é mais comum que médias
empresas também queiram participar do jogo e aqueles gestores com maior
visão, buscam o apoio de quem é do ramo, enquanto outros que acreditam
não haver esta necessidade, saem por aí “batendo cabeça” e subestimando
alguns pontos importantes como o registro prévio de suas marcas.
Ao iniciar uma conversa sobre processos de internacionalização de empresas,
uma das primeiras perguntas que faço é sobre o registro de marcas nos
mercados alvo, já que considero que este seja uma parâmetro importante
para medir o amadurecimento desta empresa em relação ao tema.
Nestes anos que estou na estrada, já vi
casos onde empresas investiram recursos importantes para prospectar
mercados e adaptar-se as sua realidades, mas somente na hora de iniciar a
operação, se deram conta de que suas principais marcas, estavam
registradas pela concorrência, por algum distribuidor, representante ou
até consultor inescrupuloso. Isto é muito mais comum do que você pode
imaginar.
Para finalizar, a minha recomendação é
que, a partir de hoje você passe a considerar o registro de marca como
um seguro, uma proteção ou melhor ainda, como um investimento para o seu
negócio e caso identifique potencial para internacionalização da
empresa, inclua dentro desta estratégia aqueles mercados que
naturalmente serão abordados futuramente,
Contato: http://alciprete63.wix.com/esilda-alciprete
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