quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Do Brasil, chinesa Foton vai exportar caminhões para América Latina e África


 
 


A Foton, fabricante chinesa de caminhões, fará do Brasil, a partir de sua unidade de Guaíba, Rio Grande do Sul, base de exportação para a América Latina e África. No mercado doméstico, a montadora vai direcionar esforços para veículos menores (entre 2,5 e 3,5 toneladas). Com cerca de R$ 337 milhões de investimentos na fábrica de Guaíba, a Foton Aumark do Brasil aposta na tendência de restrição da circulação de grandes caminhões em entros urbanos.

"Este é o segmento com maior potencial de crescimento no Brasil", afirmou o vice-presidente da empresa, Orlando Merluzzi. O executivo destaca que a faixa que abrange os caminhões semileves e semipesados representa 73% do mercado brasileiro. "Entraremos na briga com o diferencial de oferecer veículos premium", diz Merluzzi. Ele explica que os caminhões Foton virão com ar condicionado de série, por exemplo. 

A fábrica terá capacidade inicial de 21 mil unidades em um turno, podendo chegar e 32 mil unidades em dois turnos. A planta deve começar a operar em meados de 2016. "Por enquanto, estamos formando nossa rede de concessionárias, pois sem elas não há como ter produção local", diz Merluzzi.

De acordo com o executivo, o Brasil, além da base de exportação da companhia para a América Latina, a Foton expolica porque vai exportar para a África parte da produção brasileira. "Estamos em uma localização estratégica; é só cruzar o Atlântico", diz Merluzzi. Segundo ele, a Foton é a maior montadora de caminhões do mundo em volumes. A média anual de produção da companhia nos últimos sete anos é de 670 mil toneladas.

A Foton espera atingir o índice mínimo de 65% de conteúdo local em cerca de quatro anos. Os motores dos caminhões da marca serão da Cummins e, a transmissão, da ZF, duas marcas instaladas em solo nacional. "Já estamos trabalhando com o processo de nacionalização dos componentes com fornecedores", destaca Merluzzi.

O executivo afirma saber que os seus concorrentes são muito fortes. "Cerca de 85% do mercado de caminhões estão concentrados nas mãos de apenas seis montadoras. Mas nossa meta de 5% de market share nos próximos 12 anos deve nos garantir o posto de sétima maior do setor", diz Merluzzi. Ele ressalta ainda que a Foton está negociando com bancos chineses para alternativas ao financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento  Econômico e Social (BNDES), o Finame.









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