Depois
de um ano de trabalho intenso lado a lado com a Apex (Agência
Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) a agência francesa
de design Enivrance desemcarca no Brasil com muita inovação para
mostrar às empresas do país, de pequeno, médio ou grande porte, que no
mercado global o céu é o limite.
Bolinho
de carne seca ganha o formato do macaron francês para acompanhar a
cerveja. Imagine o tradicional pão de queijo. Agora mude seu
formato para o de um donut e recheie com goiabada e queijo – o Romeu e
Julieta. Ou, ainda, nosso bolinho de carne seca para acompanhar aquela
cerveja, mas no formato de macarrons. E uma cachaça orgânica com uma
embalagem e o 'jeitão' de vodka.
A
Enivrance tem experiência com nomes de grande porte, como Bauducco,
Seara, JBS e vinícola Aurora, mas também pequenas como Baggio Cafe e
a cachaçaria Weber Haus. Os produtos serão apresentados em mercados como
Tóquio, Nova York, Paris e até Dubai, e já atraíram o interesse de
grandes varejos, como Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart.
O
objetivo é mudar o estereótipo de produtos brasileiros lá fora. E fazer
com que sejam consumidos no dia a dia, e não mais vistos como um
nicho sazonal ou até tropical. Edouard Malbois (foto), CEO da agência de
design, conta que foi necessário visitar 90 empresas para seduzir as 11
participantes. "Há uma resistência global à inovação, pois implica
investimento e risco", conta.
Na
visão do escritório, porém, não há outro caminho para buscar a
diferenciação, agregar valor e exportar uma marca global. E também
defender o mercado de marcas brasileiras lá fora. Para isso, decreta:
"Queremos tirar a bandeira do Brasil dos produtos exportados e reforçar
as marcas.
O momento de visibilidade do país permite isso".Criada em 2002 e com escritórios em
Paris, Cingapura e São Paulo, a Enivrance já fez projetos para clientes
como Nestlé, Mc Donald´s, Danone e Pepsico. A indústria alimentícia é o
foco do negócio, porque, na visão do executivo, ela caminha de modo
conservador, e não acompanha mudanças nos hábitos de consumo, além de um
consumidor mais exigente.
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