sábado, 19 de outubro de 2013

Consumidor exigente atrai pequenas empresas europeias para o Brasil



 
 
As indústrias europeias, as pequenas e médias empresas francesas, espanholas e italianas buscam negócios no Brasil para aproveitar a ascensão da classe C e atrair o exigente consumidor brasileiro, cada vez mais adepto a produtos de alta qualidade e inovação.

Isso é o que mostra pesquisa, ainda em desenvolvimento, realizada com 110 pequenas e médias empresas europeias com filiais no Brasil, feita pelo Centro de Estudos e Pesquisas América Latina-Europa.  “Todas as empresas que entrevistamos dão uma importância muito alta à inovação, e esse foi um dos motores para elas terem vindo ao Brasil”, explica Florence Pinot de Villechenon, diretora do centro francês.

Para Humberto Cesar López Rizzo, doutorando em economia pela Universidade de Paris Panthéon Sorbonne, que participa da pesquisa, a concorrência na Europa é forte e as empresas olham para o Brasil como um mercado importante para dar vazão a produtos de qualidade.

“O brasileiro é muito exigente e compra artigos de alto valor agregado. As pequenas e médias empresas europeias fazem um esforço tremendo para atender esse público”, acrescenta ele.

E capacidade para agradar os brasileiros é o que não falta. Segundo a pesquisa, 75% dos empreendedores europeus têm pós-graduação, 85% têm experiência internacional e todos falam, pelo menos, três idiomas. “Esses países não trabalham com ‘low cost’ (baixo custo)", defende Florence.

A nova classe média, principal consumidora de produtos com alto valor agregado, está crescendo a cada dia, favorecendo tanto as micro e pequenas empresas brasileiras, quanto as estrangeiras, na avaliação de Renato Meirelles, diretor do Data Popular. Em 2012, 52% da população brasileira (104 milhões de pessoas) eram da classe média. Em 2002, o índice era de 38%.
 

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