Com estilos de vida extravagantes, empresários fazem questão de explorar sua riqueza para atrair seguidores nas redes
Reprodução/ Instagram
Jatinhos. Luxo. Ostentação. Mulheres seminuas. São esses os elementos escancarados pelas fotos do Instagram de Tony Toutouni,
42 anos, empresário norte-americano que fez fortuna vendendo
empreendimentos lucrativos em Hollywood. Aos 19 anos ele comprou sua
primeira boate, investiu em seu crescimento e depois vendeu o
estabelecimento . "[A casa noturna] se tornou muito bem-sucedida, então
eu vendi e comprei outra. Eu também investi em concessionárias de
veículos e diferentes empreendimentos — restaurantes e bares. Construo
negócios para serem bem-sucedidos e, em seguida, vendê-los e ganhar
dinheiro com o lucro", conta, segundo matéria da Época Negócios.
Tony já acumula cerca de 735 mil seguidores no Instagram, rede na
qual criou perfil há apenas oito meses. Através do usuário
@lunatic_living, que significa “vivendo loucamente”, ele posta fotos
controversas. São pilhas de dinheiro, bebidas, coleções de relógios de
luxo, automóveis, festas extravagantes e muitas, muitas mulheres
seminuas, extremamente sexualizadas, em posições sugestivas. A descrição
que se lê ao acessar seu Instagram é a seguinte: “Dizem que é melhor
ser pobre e feliz do que ser rico e infeliz, por isso eu encontrei um
meio-termo: sou moderadamente rico e mal-humorado”.
Fotos de Tony Toutouni postadas em seu perfil no Instagram
Seu amigo Dan Bilzerian
é um “rei da ostentação” de ainda maior porte: tem cerca de oito
milhões de seguidores no Instagram. Além de jogador profissional de
pôker e personalidade da internet, Bilzerian faz pontas em filmes
hollywoodianos como Mulheres ao Ataque (2014), com Cameron Diaz, e O
Grande Herói (2013), protagonizado por Mark Wahlberg. Como Toutouni, com
quem compartilha viagens e festas, o ator gosta de provocar seus
seguidores com fotos que demonstrem seu estilo de vida extravagante.
Da esquerda para a direita, Tony Toutouni e Dan Bilzerian em jato particular
Pode parecer perda de tempo falar sobre pessoas como Toutouni e
Bilzerian, mas sua existência, e a de tantos outros como o nosso
brasileiríssimo “rei do camarote”, servem como pano de fundo para
questões essenciais à administração. Os dois empresários
norte-americanos construíram reputações e nomes para si próprios através
de suas redes sociais. O que se pode e deve questionar é que tipo de
imagens e estilos de vida consumimos enquanto internautas e o que
almejamos enquanto administradores.
Steve Jobs e Bill Gates, grandes nomes da inovação e da
administração, empresários de sucesso, construíram impérios extremamente
influentes e significativos para seus contemporâneos. Eles se tornaram
ricos, mas nunca ostentadores. Sua motivação nunca foi o dinheiro, e
isso se prova pela forma como viveram ou vivem. Seu propósito sempre
esteve no produto e serviço que visavam oferecer, no engajamento com o
consumidor, na diferença que planejavam causar no mundo.
O marketing da ostentação é uma realidade que não pode ser ignorada
por bons administradores, e ainda o será por muito tempo, pois somos
hoje mais do que tudo uma sociedade da imagem, que se interessa por
consumir aquilo que os olhos desejam, ainda que o bolso não permita ter.
Mas a questão a se pensar é que tipo de empreendedores queremos ser. Os
focados em valores e cultura empresarial, inovação, criatividade. Ou os
que desejam fazer fortuna para então ostentar uma vida de luxos em um
perfil no Instagram.
"Qual homem no mundo conseguiria dizer que esse não é o estilo de
vida que quer? É um estilo de vida que todo homem gostaria de viver e eu
o aproveito", declara Tony Toutouni. Em contraponto, “ser o homem mais
rico do cemitério não importa para mim. Ir para a cama à noite sabendo
que fizemos algo maravilhoso é o que importa para mim”, declara Steve
Jobs. Qual deles você quer ser?
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