Dona da Consul e Brastemp quer reduzir custos de produção
A Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, anunciou nesta terça-feira
(28) que está reduzindo em 15% a sua força de trabalho no Brasil. O corte
abrange cerca de três mil empregos, incluindo os setores de produção e
gerência. O objetivo é reduzir os custos de produção após a queda nas vendas de
eletrodomésticos no país e a desvalorização da moeda brasileira frente ao
dólar. Desde o final do ano passado, o imposto sobre produtos industrializado
(IPI) voltou a incidir sobre eletrodomésticos de linha branca. O Brasil é um
dos maiores mercados da companhia que possui sede em Joinville (SC) e
representou mais de 10% das vendas globais no ano passado. O CEO Jeff Fettig
afirmou, entretanto, que a empresa não fechará nenhuma fábrica no país.
Ao final da tarde a Whirlpool divulgou a seguinte nota à imprensa: "A
Whrilpool Latin America informa que, por conta da realidade do mercado
brasileiro de eletrodomésticos, readequou seu quadro de pessoal nos
últimos meses na ordem de 3 mil colaboradores. Essa redução foi
feita,basicamente, por não reposição de vagas em aberto. A Whirlpool reforça
sua confiança no Brasil e o contínuo investimento no país."
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