Muitas empresas estão, inclusive, substituindo o contato presencial pelo virtual para economizar
São Paulo – Cada vez mais, empresas estão implementando
chatbots, ou programas de computador que simulam conversas como se
fossem humanos, para fazerem o atendimento aos clientes.
Os robôs são uma alternativa mais barata e eficiente para resolver
problemas simples e permitem que os atendentes deem mais atenção às
situações complexas.
Muitas estão, inclusive, substituindo o contato presencial pelo
virtual: somente 47% das empresas pesquisadas oferecem a disponibilidade
de falar com alguém pessoalmente, confiando em outros meios de
comunicação, como web chat e e-mail.
No entanto, não é o que os consumidores querem: 79% dos consumidores
preferem a interação humana, por telefone ou pessoalmente, no contato
com marcas e fornecedores de serviços, segundo uma pesquisa feita pela Verint, companhia de softwares de inteligência e otimização do engajamento do cliente.
Ela entrevistou mais de 24 mil consumidores em 12 países com o apoio
da Opinium Research LCC e da consultoria IDC. O resultado foi a pesquisa
“O ponto crítico digital: como as empresas equilibram as demandas
digitais e humanas do customer service?”.
A maioria dos clientes ainda escolhe usar o telefone (24%) ou ir
pessoalmente (23%) para solucionar alguma dúvida ou problema e 73% dos
entrevistados disseram não gostar de lidar com uma empresa que não
forneça um número de telefone.
Entre os canais digitais, 22% dos entrevistados querem o acesso a uma
conta on-line, 14% desejam a possibilidade de comunicação via e-mail e
9% preferem se conectar usando aplicativos de celular.
A preferência pelo contato pessoal fica ainda maior quando a
complexidade do problema aumenta. Cerca de 34% preferem ir à companhia
quando têm dúvidas mais complicadas, enquanto 33% prefere se comunicar
via telefone. O email é preferido por apenas 7% das pessoas nesses
casos.
O varejo lidera a preferência dos entrevistados pelo contato pessoal
(48%). Já os setores de cartões de crédito e utilities (gás, energia e
água) lideram a preferência dos consumidores pelo atendimento via
telefone, com 35% e 30% das preferências respectivamente.
Falta qualidade
Segundo os clientes, os serviços digitais não são tão bons quanto o
esperado. Cerca de 67% afirmou que serviços de atendimento on-line ou
via dispositivos móveis deveriam ser mais rápidos, intuitivos e atender
melhor às suas necessidades.
O telefone também pode ajudar a vender mais: 25% dos entrevistados
fariam uma avaliação positiva da empresa e 18% renovariam sua
contratação do serviço ou comprariam novamente o produto através de um
contato telefônico. Além disso, 70% dos entrevistados acreditam receber
um serviço melhor falando ao telefone do que online.
“O contato humano ainda é primordial para os consumidores, aumentando
as chances de as empresas alcançarem o equilíbrio certo para efetuar
serviços, manter os clientes, influenciar as vendas e melhorar o
compromisso e a lealdade do consumidor”, explica afirma Mary Wardley,
Vice-Presidente de Aplicativos Empresariais e Software CRM da IDC.
“As empresas que consideram canais mais baratos e digitais precisam
se assegurar de terem entendido as preferências dos clientes e a
influência que essa opção tem no comportamento e no compromisso deles”,
destaca Dave Capuano, vice-presidente global de marketing integrado da
Verint.
Nenhum comentário:
Postar um comentário