O apresentador do programa “Last Week Tonight” falou sobre quais problemas você pode ter se aderir a um negócio de marketing multinível ilegal.
São
Paulo – Um conhecido ou conhecida o convida a participar de um evento
misterioso. Nele, você vê uma superprodução, histórias inacreditáveis de
sucesso e a promessa de ganhar muito dinheiro rápido e com pouco
esforço: basta ser o revendedor da marca anunciada.
Se isso já aconteceu com você, há grandes chances de que você tenha conhecido um esquema de marketing multinível ilegal – também conhecido como “pirâmide financeira”.
Nesta semana, o apresentador John Oliver, do americano “Last Week
Tonight”, fez um programa falando sobre esse tipo de negócio.
“As empresas de marketing multinível podem se apresentar como uma
grande oportunidade, mas sua chance de sucesso é remota”, resume o
apresentador.
Marketing multinível x pirâmide
Segundo John Oliver, duas características definem uma empresa de marketing multinível: elas não disponibilizam seus produtos em lojas, e sim por meio de revendedores; e esses revendedores sempre procuram novos revendedores, por meio de um discurso atraente.
Os revendedores conseguem dinheiro de duas formas: ou vendendo seus
próprios produtos ou cooptando novos revendedores, recebendo uma
porcentagem das futuras vendas deles.
A grande diferença de uma empresa legal de marketing multinível e uma
pirâmide está justamente nessa forma de remuneração: em negócios
legítimos, a renda vem da comercialização de produtos para pessoas que
estão fora da companhia.
Mas, se os lucros são obtidos vendendo produtos para quem está na
própria companhia, a empresa pode ser uma pirâmide: por exemplo, quando
ela incentiva o novo participante a comprar grandes lotes do produto
para operar (e remunerar quem o indicou).
Quanto maior a quantidade de produtos comprados de uma vez só, o
revendedor recebe prêmios e descontos no preço unitário. É comum que as
pessoas acabem comprando produtos em lote e não consigam vender depois,
deixando-os estocados na garagem. Algumas empresas dizem oferecer
reembolsos para tais “casos incomuns”, mas podem praticar taxas de
desconto enormes ou exigir a saída do revendedor do negócio. O resultado
é a falência total.
Além disso, outra característica das pirâmides é basear a remuneração
dos revendedores não pelos produtos em si, mas pelo número de
indicações de novos revendedores – que podem ser parentes e amigos, por
exemplo. Forma-se um esquema de pirâmide quando uma pessoa chama três
amigos para serem revendedores; cada um desses amigos pode chamar outros
três para participar; e assim por diante.
Uma entrevista exibida no “Last Week Tonight” com uma ex-participante
de uma pirâmide financeira ressalta que os revendedores só conseguem
pagar as contas quando indicam novos participantes: o lucro obtido com a
venda de produtos é insuficiente.
Empresas
A principal empresa citada por John Oliver é a Herbalife. O negócio
chegou a ser investigado este ano pela Comissão Federal do Comércio dos
Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês).
Havia acusações de que a Herbalife engajava seus consumidores,
fazendo-os acreditar que poderiam ganhar muito dinheiro vendendo
produtos como suplementos nutricionais ou emagrecedores e produtos de
cuidado pessoal.
Além disso, a FTC acusou que a estrutura de compensação monetária da Herbalife era injusta, porque remunerava revendedores quando eles recrutassem mais pessoas e comprassem produtos para avançar no programa de marketing da empresa – ou seja, subir para “categorias” mais exclusivas e ganhar prêmios com isso. O correto seria remunerá-los por meio da real demanda pelo produto. Optando por outro modelo, vários distribuidores teriam sido muito prejudicados financeiramente.
No fim, houve um acordo entre a companhia e FTC. A Herbalife concordou em pagar uma multa de 200 milhões de dólares e se comprometeu a ser mais transparente no modelo de negócio.
Segundo John Oliver, a FTC tem dificuldades em perseguir casos de pirâmide. A indústria é grande e opaca, e perseguir denúncias é um processo longo. Nos últimos 40 anos, 25 empresas foram investigadas. Mesmo se as investigações fossem mais assertivas, muitas companhias já possuem operações fora dos Estados Unidos.
Veja, a seguir, a íntegra do discurso de John Oliver sobre marketing multinível (em inglês):
https://www.youtube.com/watch?v=s6MwGeOm8iI
https://www.youtube.com/watch?v=s6MwGeOm8iI
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