Desde 1999, foram promovidas 125 missões. China, Alemanha, Cuba e Estados Unidos estão na agenda para este ano
Katya Manira, Agência Indusnet Fiesp
Aproveitar a alta do dólar para tornar seu produto mais competitivo
em mercados estrangeiros é a estratégia de muitas empresas brasileiras
para contornar a crise e conseguir diminuir os impactos da queda de
vendas no mercado interno. Porém, a falta de expertise e conhecimento
dos processos de exportações e de contatos com empresas internacionais
acaba, muitas vezes, inibindo empresários com pouca experiência nessa
área.
As missões empresariais promovidas pela Fiesp auxiliam empresas a
alcançar o mercado internacional, fornecendo-lhes informações sobre
acesso e exigências técnicas e regulatórias, preferências dos
consumidores locais, prospecção in loco e oportunidades para
inserção de produtos brasileiros. Entre os dias 2 e 7 de maio, por
exemplo, a entidade levou 40 empresários de 29 empresas para a China,
onde participaram da maior feira de alimentos do país, a Sial.
Durante palestras realizadas antes da feira, os empresários
brasileiros puderam conhecer melhor as características do mercado
consumidor chinês. Quais as exigências para poder exportar produtos ao
país, hábitos de consumo e dicas sobre como se aproximar e fechar
negócios com empresas locais.
Presente na feira, o diretor administrativo e financeiro da Ofner,
Mário Martins da Costa Jr, conta que a missão foi muito importante para
poder conhecer de perto as tendências atuais, fazer a aproximação com
possíveis fornecedores e futuros clientes, além de tirar dúvidas sobre
acesso ao mercado.
“Já fazíamos a outra ponta do processo, que é a importação de
embalagens chinesas. Agora viemos com objetivo de estender nossa linha
de produtos e procurar espaço no mercado externo, internacionalizar a
empresa”, conta. “A missão foi maravilhosa para a empresa. Saímos com
muitos contatos e agora é chegar no Brasil, filtrar as oportunidades e
dar sequência a cada um.”
Costa Jr diz ainda que pretende voltar ao país, para fazer “algo mais
exclusivo” como, “visitas pontuais, principalmente na linha de
chocolates, para a qual houve bastante procura”.
De acordo com a gerente do Departamento de Relações Internacionais e
Comércio Exterior da Fiesp (Derex), Magaly Menezes, ao preparar cada
nova missão, o departamento leva sempre em conta o monitoramento das
demandas setoriais. “Durante nossos encontros com os sindicatos e outros
departamentos da casa, apontamos quais setores demandam suporte para
estruturação de ações no exterior”, explica. “O contrário também
funciona, quando identificamos eventos e feiras internacionais que
possam ser de interesse e levamos ao conhecimento do setor. O mais
importante é manter escolhas que reflitam demandas empresariais.”
Baseado nesses argumentos, o departamento organizou, para 2016,
quatro missões prospectivas, uma missão empresarial e uma missão de
defesa de interesses. São elas:
- Missão Prospectiva à Feira Bauma, Alemanha. De 10 a 15 abril, para o setor da construção;
- Missão Prospectiva à Feira Sial, China. De 2 a 7 de maio, para o setor de alimentos e bebidas;
- Missão Prospectiva à Feira Summer Fancy Food, Estados Unidos. De 25 a 29 de junho, para o setor de alimentos e bebidas;
- Missão Prospectiva à Feira FIHAV, Cuba. De 31 de outubro a 4 de novembro, multissetorial;
- Missão de Defesa de Interesses da seção brasileira no Conselho
Empresarial Brasil – Estados Unidos (Cebeu) e encontro “Brazil on the
Hill”, Estados Unidos. De 10 a 18 de setembro;
- Missão Empresarial à Argentina, multissetorial (sem data confirmada).
Sobre as diferenças entre cada missão, Menezes explica que a
“prospectiva” permite ao empresário sem muita experiência em exportações
“conhecer e prospectar in loco tendências de mercado,
preferências dos consumidores, oportunidades para inserção de produtos
brasileiros e formas de acesso ao mercado, além da intensificação do
relacionamento com possíveis clientes”. Já as missões “comerciais”
possuem foco na geração de negócios para a empresa brasileira,
permitindo a participação em rodadas de negócios. E, por fim, as missões
“institucionais” têm como objetivo fomentar as relações bilaterais
comerciais com o país-alvo e contam, prioritariamente, com a
participação da presidência e diretores da Fiesp.
Balanço
Desde 1999, a Fiesp já realizou 125 missões em mais de 32 países. A
partir de setembro de 2004, as ações foram intensificadas em 100%,
resultando em uma média de, aproximadamente, 9 missões ao ano. Mais de
3.000 empresários já participaram das missões da entidade, conseguindo
prospectar novos clientes e fornecedores e ampliar seus conhecimentos em
exportação e mercados internacionais.
O Derex divulga, regularmente, informações e convites para as
missões. As empresas interessadas em participar podem acompanhar as
novidades pelo site da Fiesp ou encaminhar suas dúvidas para o e-mail promocaocomercial@fiesp.com.br .
Outras missões
Além do Derex, outros departamentos da Fiesp também promovem missões
específicas para os setores que representam. Um exemplo é a missão à
Batimat, promovida pelo Departamento da Construção Civil (Deconcic)
desde 2009.
Em 2015, a missão à feira da França conduziu ao país 30 empresários
interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre novas tecnologias
para o setor. Em Paris, eles participaram de visitas técnicas, cursos na
Universidade de Sorbonne, rodadas de negócios e encontros empresariais
com órgãos públicos.
O empresário e consultor da área de construção Eduardo Francisco
Nogueira participou por duas vezes da feira, em 2013 e 2015, e conta que
se inscreveu pois “precisava ver alguns aspectos novos no que diz
respeito a materiais e equipamentos”.
“Vi várias novidades no setor que talvez sozinho eu não conseguiria
aproveitar tanto, já que a Fiesp proporcionou visitas técnicas e
seminários. A agenda foi ótima, o evento, um sucesso, e trouxe tanto
conhecimento que fiz até algumas explanações no meu trabalho”, relembra o
empresário que, atualmente, presta serviço na linha 5 do metrô de São
Paulo.
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