Valor das vendas aumentou no Brasil e no Oriente
Médio, principais mercados da empresa
Da Redação
redacao@amanha.com.br
A BRF
superou o instável ambiente econômico de 2015 quase sem nenhum arranhão. A
segunda maior empresa da região Sul, conforme ranking GRANDES & LÍDERES
elaborado por AMANHÃ e PwC, teve o expressivo crescimento de 46% no lucro
líquido no ano passado, totalizando um ganho de R$ 3,118 bilhões. O Ebitda
também cresceu no ano (22%), fechando em R$ 5,738 bilhões.
Apesar
das vendas terem sido em menor volume na comparação com o ano interior, a
receita operacional líquida foi de R$ 32,197 bilhões, uma alta de 11% contra
2014. Somente no Brasil, que representa metade do faturamento da empresa, entre
janeiro e dezembro a companhia registrou R$ 16 bilhões em vendas, 4% superior
ao ano anterior. Para alcançar este resultado, a BRF ressalta o avanço das
vendas de produtos de maior valor agregado (processados), que saltou 7,4% em
2015, totalizando R$ 12,2 bilhões. O retorno da marca Perdigão, segundo a
companhia, contribuiu com o desempenho.
Outro
mercado no qual a BRF registrou aumento no valor de vendas foi no Oriente Médio
e África (26%), fato que levou a companhia a antecipar o projeto de expansão da
capacidade produtiva da fábrica de Abu Dhabi (foto), nos Emirados Árabes
Unidos, passando de 70 para 100 mil toneladas/ano. Além de atender a crescente
demanda local, o incremento considera potenciais novos clientes na África do
Norte, África Subsaariana e Ásia.
A
estratégia de expansão internacional teve passos importantes em 2015. Na
Argentina, a BRF adquiriu marcas de salsichas para melhorar o mix de produtos,
além de fechar um acordo de aquisição da Campo Austral, o que marca a entrada
da companhia no mercado de carne suína argentino. A BRF também acertou a compra
da tailandesa Golden Foods Siam, exportadora de derivados de frango, para
fortalecer a presença no continente asiático e garantir acesso à Europa, onde
também fez a aquisição da distribuidora britânica de alimentos Universal Meats.
Mantendo
a estratégia de aprimorar a produtividade e reduzir custos aplicada pelo
ex-presidente Abílio Diniz, Pedro Faria, que assumiu o cargo no final de 2014,
salientou a execução de projetos de eficiência fabril e energética, automação e
suporte, nos quais foram investidos mais de R$ 2 bilhões. “Mantivemos o
propósito de aumentar o nível de eficiência das nossas unidades produtivas,
fazendo da BRF uma empresa cada vez mais simples e ágil”, afirma Pedro Faria,
CEO Global da BRF.
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