thinkstock
Internet: a Opera se transformou nos últimos anos em um serviço de publicidade móvel
Oslo - Um grupo de empresas chinesas
fez uma oferta em dinheiro pela desenvolvedora norueguesa do navegador
de Internet Opera, avaliando a companhia em 10,5 bilhões de coroas, ou
1,23 bilhão de dólares, disse a empresa nesta quarta-feira.
Os compradores, que incluem a empresa listada em Nova York
Qihoo 360, de busca na Web e segurança, e a Kunlun Tech, de
distribuição de jogos online e móveis, fizeram uma oferta de 71 coroas
norueguesas (8,29 dólares) por ação, um prêmio de 45,6 por cento sobre o
preço de fechamento de sexta-feira.
As negociações das ações da Opera Software foram suspensas na sexta-feira depois dos papéis terem subido para 48,77 coroas.
Os papéis subiram em antecipação a um prometido anúncio sobre o futuro
da companhia após a Opera dizer no ano passado que buscava ser vendida.
O presidente do conselho de administração da Opera, Sverre Munck, disse
nesta quarta-feira que era essencial que a empresa encontrasse parceiros
para se desenvolver.
Os compradores também incluem as empresas chinesas não listadas Golden
Brick Silk Road (Shenzhen) Equity Investment Fund e Yonglian Investment.
A Opera se transformou nos últimos anos em um serviço de publicidade
móvel, pelo qual a empresa agora obtém a maior parte de sua receita.
A companhia previu nesta quarta-feira lucro antes de juros, impostos,
depreciação e amortização (Ebtida) de entre 100 milhões e 125 milhões de
dólares em 2016, sob receita de 690 milhões a 740 milhões de dólares.
A divisão encarregada pelo browser de Internet agora é especializada em
compressão de dados para minimizar tempos de download e custos para os
usuários, especialmente durante exibição de vídeo, o que torna o Opera
popular em mercados emergentes onde a banda de dados pode ser restrita.
"Queremos ser um ecossistema com um bilhão de usuários", disse o
presidente-executivo da Opera, Lars Boilesen, à Reuters, acrescentando
que o acordo ainda precisa ser aprovado por autoridades chinesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário