Nestlé
Paul Bulcke, CEO da Nestlé: "Em 2015 entregamos um crescimento rentável
na faixa superior da indústria em um ambiente que ainda é desafiador.
Este crescimento rentável apoiou-se nos desempenhos consistentes dos
anos anteriores. Nosso crescimento orgânico de 4,2% foi sustentado por
um impulso maior no crescimento real combinado com uma contínua melhoria
da margem. Além disso, aumentamos ou mantivemos a participação de
mercado na maioria de nossas categorias e mercados.
Paralelamente, continuamos a investir no futuro com crescente apoio a
nossas marcas e maior desenvolvimento de nossas novas plataformas em
nutrição e saúde, além do E-commerce.
Mantivemos o foco na gestão do
portfólio, mediante a recuperação de nosso negócio de alimentos
congelados nos Estados Unidos, a alienação dos negócios não fundamentais
e o estabelecimento de uma nova parceria para criar um líder no
segmento de sorvetes.
Nossa geração de fluxo de caixa livre situou-se novamente no topo da
indústria alimentícia com 11,2% de vendas, como resultado de nosso foco
nas margens com disciplina nos gastos de capital e capital de giro.
Consequentemente, propomos aumentar os dividendos, exatamente como nos
últimos vinte anos.
Prevemos um ambiente comercial em 2016 similar aos anos anteriores, com
uma política de preços ainda menos agressiva. Dessa forma, esperamos
entregar um crescimento orgânico alinhado com 2015, com melhoria nas
margens e ganhos subjacentes por ação nas moedas de valor constante, e
eficiência de capital."
Resultados do Grupo
Vendas
• Em 2015, o crescimento orgânico da Nestlé foi de 4,2%, composto por 2,2% de crescimento real e 2,0% de política de preços.
• Vendas totais de CHF 88,8 bilhões, com impacto cambial de -7,4%. As aquisições, descontados os desinvestimentos, adicionou 0,1% às vendas.
• O crescimento orgânico teve base ampla nas geografias e categorias.
o 5,8% na Zona Américas (AMS)
o 3,5% na Europa, Oriente Médio e Norte da África (EMENA)
o 1,9% na Ásia, Oceania e África Subsaariana (AOA)
• Vendas totais de CHF 88,8 bilhões, com impacto cambial de -7,4%. As aquisições, descontados os desinvestimentos, adicionou 0,1% às vendas.
• O crescimento orgânico teve base ampla nas geografias e categorias.
o 5,8% na Zona Américas (AMS)
o 3,5% na Europa, Oriente Médio e Norte da África (EMENA)
o 1,9% na Ásia, Oceania e África Subsaariana (AOA)
• O crescimento real também teve base ampla.
o 2,4%% na AMS
o 2,8% na EMENA
o 1,2% na AOA
o 2,4%% na AMS
o 2,8% na EMENA
o 1,2% na AOA
• Força contínua nos mercados desenvolvidos com crescimento orgânico de 1,9% e nos mercados emergentes com 7,0%.
• Aumento ou manutenção da participação de mercado na maioria de nossas categorias e mercados.
Lucro Operacional Bruto
• O lucro operacional bruto foi de CHF 13,4 bilhões, com margem de
15,1%, queda de 20 pontos-base na base declarada afetada pelo Franco
Suíço forte, aumento de 10 pontos-base nas moedas de valor constante.
• Entregamos esta melhoria de margem ao mesmo tempo em que:
Aumentamos substancialmente nossos investimentos no apoio a nossas
marcas, na área digital, em pesquisa e desenvolvimento, e em nossas
novas plataformas de nutrição e saúde.
Absorvemos os custos de eventos excepcionais, como o macarrão instantâneo Maggi na Índia.
Lucro Líquido
• Lucro Líquido de CHF 9,1 bilhões. A redução de CHF 5,4 bilhões
comparativamente ao ano anterior foi devida, principalmente, ao impacto
excepcional da alienação, em 2014, de parte da participação na L'Oréal
combinado com a reavaliação da participação na Galderma. Houve também
certo impacto cambial.
• Os ganhos declarados por ação de CHF 2,90 caíram 36,1% pelos mesmos motivos.
• Os ganhos subjacentes por ação nas moedas de valor constante aumentaram 6,5%.
Fluxo de Caixa/Capital de Giro
• O fluxo de caixa operacional do Grupo continuou sólido em CHF 14,3
bilhões e o fluxo de caixa livre foi de CHF 9,9 bilhões ou 11,2% das
vendas. Isto resultou do nosso foco nas margens e nossa disciplina nas
despesas de capital e capital de giro, mostrando a capacidade da Nestlé
de entregar um fluxo de caixa muito sólido apesar do ambiente cambial
desafiador.
• A média do capital de giro total melhorou 60 pontos-base, de 5,3% das vendas para 4,7%.
Zona AMS
Vendas de CHF 25,8 bilhões, 5,5% de crescimento orgânico, 1,6% de
crescimento real; 19,4% de margem de lucro operacional bruto, +80
pontos-base
• O crescimento na Zona ganhou impulso ao longo do ano e as
participações de mercado cresceram amplamente tanto na América do Norte
como na América Latina.
• Na América do Norte o crescimento acelerou, liderado pela recuperação do negócio de refeições congeladas.
As vendas das novas linhas de Lean Cuisine e Stouffer's foram fortes,
sustentadas por tendências de consumo positivas. O segmento de pizzas
também acelerou, impulsionado positivamente pela inovação.
No segmento de sorvetes, Häagen-Dazs e snacks continuaram a direcionar o crescimento com novos lançamentos de produtos.
Coffee-mate manteve seu bom impulso por meio da inovação e renovação constante de sabores e embalagens, bem como uma nova distribuição.
O segmento de Petcare apresentou um desempenho sólido e constante na América do Norte, com Fancy Feast, Purina One e areia sanitária para gatos. O maior apoio às marcas está ajudando a recuperação de Beneful.
No segmento de sorvetes, Häagen-Dazs e snacks continuaram a direcionar o crescimento com novos lançamentos de produtos.
Coffee-mate manteve seu bom impulso por meio da inovação e renovação constante de sabores e embalagens, bem como uma nova distribuição.
O segmento de Petcare apresentou um desempenho sólido e constante na América do Norte, com Fancy Feast, Purina One e areia sanitária para gatos. O maior apoio às marcas está ajudando a recuperação de Beneful.
• Na América Latina, vimos bons desempenhos em muitos países apesar do ambiente volátil.
No Brasil, nosso negócio obteve crescimento real e orgânico positivo,
apesar do ambiente desafiador e recessivo. O café solúvel Nescafé e
Nescafé Dolce Gusto, KitKat e Nesfit foram os líderes do crescimento.
O México entregou um bom crescimento em todo o portfólio, ajudado por desempenhos fortes no segmento dos creamers, Nescafé Dolce Gusto, café solúvel Nescafé e produtos culinários.
Outros destaques foram o Chile, liderado por sorvetes e biscoitos, a Colômbia, com produtos culinários, o Peru com Nescafé, e a Região Platina e o Equador com crescimento geral em seus portfólios.
Petcare continuou a ter um impulso de crescimento muito bom em toda a América Latina, beneficiando-se da expansão da capacidade da Argentina e do México.
O México entregou um bom crescimento em todo o portfólio, ajudado por desempenhos fortes no segmento dos creamers, Nescafé Dolce Gusto, café solúvel Nescafé e produtos culinários.
Outros destaques foram o Chile, liderado por sorvetes e biscoitos, a Colômbia, com produtos culinários, o Peru com Nescafé, e a Região Platina e o Equador com crescimento geral em seus portfólios.
Petcare continuou a ter um impulso de crescimento muito bom em toda a América Latina, beneficiando-se da expansão da capacidade da Argentina e do México.
• Aumentamos os investimentos no apoio ao marketing voltado para o
consumidor, e paralelamente melhoramos a margem do lucro operacional
bruto graças a um mix de produtos favorável, eficiências operacionais,
menores custos de insumos e baixos custos de reestruturação e de
litígios.
Zona EMENA
Vendas de CHF 16,4 bilhões, 3,7% de crescimento orgânico, 2,5% de
crescimento real; 15,7% de margem de lucro operacional bruto, +50
pontos-base
• A Zona continuou a ter um desempenho acima do esperado nos mercados em
suas principais categorias, com contribuições positivas de todas as
geografias e boa evolução das participações de mercado apesar da
volatilidade econômica e política.
• O desempenho excepcional relativo ao ambiente na Europa Ocidental foi liderado por inovações e renovações de sucesso.
Petcare continuou a entregar crescimento em toda a região com Felix e as rações secas para gatos Purina One.
Nescafé Dolce Gusto e pizza congelada com as marcas Wagner e Buitoni foram os outros direcionadores de crescimento.
Nescafé Dolce Gusto e pizza congelada com as marcas Wagner e Buitoni foram os outros direcionadores de crescimento.
Os produtos culinários foram impactados pelo competitivo ambiente de varejo e desaceleração na categoria.
França, Alemanha e Benelux foram os destaques e a Espanha acelerou.
França, Alemanha e Benelux foram os destaques e a Espanha acelerou.
• O crescimento sólido na Europa Central e Oriental foi liderado pela Rússia, Ucrânia e Polônia.
Petcare, Nescafé Dolce Gusto, café solúvel Nescafé e confeitos entregaram um crescimento muito bom em toda a região, alavancando sólidas posições de mercado. o Apesar do contexto comercial difícil, a Rússia teve um bom ano, com crescimento positivo e ganhos de participação de mercado, especialmente no segmento de cafés premium.
Petcare, Nescafé Dolce Gusto, café solúvel Nescafé e confeitos entregaram um crescimento muito bom em toda a região, alavancando sólidas posições de mercado. o Apesar do contexto comercial difícil, a Rússia teve um bom ano, com crescimento positivo e ganhos de participação de mercado, especialmente no segmento de cafés premium.
• O desempenho no Oriente Médio e Norte da África foi sólido, apesar do
ambiente instável. o O café solúvel Nescafé, confeitos e petcare tiveram
bom crescimento, o que compensou parcialmente o ambiente comercial mais
desacelerado dos produtos lácteos de prateleira.
Arábia Saudita, Kuwait, Catar e Irã contribuíram com um desempenho sólido em geral.
O café solúvel Nescafé e os chocolates lideraram o forte crescimento na Turquia. o As difíceis condições no Iêmen, Líbia e Síria tiveram impacto.
Arábia Saudita, Kuwait, Catar e Irã contribuíram com um desempenho sólido em geral.
O café solúvel Nescafé e os chocolates lideraram o forte crescimento na Turquia. o As difíceis condições no Iêmen, Líbia e Síria tiveram impacto.
• A melhoria da margem do lucro operacional bruto resultou de uma
política de preços cuidadosa e reduções de custo significativas que
foram parcialmente reinvestidos em atividades promocionais e de
marketing para gerar crescimento futuro.
Zona AOA
Vendas de CHF 14,3 bilhões, 0,5% de crescimento orgânico, -0,1% de
crescimento real; 18,4% de margem de lucro operacional bruto, -80
pontos-base
• O desempenho da Zona foi seriamente afetado pelo problema do macarrão instantâneo Maggi na Índia.
• Os mercados emergentes melhoraram gradualmente, com a China mostrando um impulso maior no final do ano.
Na China, nosso reinvestimento no café solúvel Nescafé e nos produtos prontos para beber Nescafé lideraram o crescimento, juntamente com Totole no segmento culinário e os wafers Shark no segmento de confeitos.
Hsu Fu Chi entregou um desempenho sólido em um ambiente econômico muito difícil. Yinlu melhorou, mas precisa de mais tempo.
Na Índia, suspendemos a produção e as vendas do macarrão instantâneo Maggi por cinco meses, enquanto lidávamos com as alegações feitas contra o produto. Começamos a voltar ao mercado em novembro.
O Vietnã e a Indonésia foram os destaques entre os outros mercados asiáticos. o A África Subsaariana entregou um crescimento sólido apesar das pressão dos preços do petróleo mais baixos em vários países. A África do Sul teve bom desempenho.
Na China, nosso reinvestimento no café solúvel Nescafé e nos produtos prontos para beber Nescafé lideraram o crescimento, juntamente com Totole no segmento culinário e os wafers Shark no segmento de confeitos.
Hsu Fu Chi entregou um desempenho sólido em um ambiente econômico muito difícil. Yinlu melhorou, mas precisa de mais tempo.
Na Índia, suspendemos a produção e as vendas do macarrão instantâneo Maggi por cinco meses, enquanto lidávamos com as alegações feitas contra o produto. Começamos a voltar ao mercado em novembro.
O Vietnã e a Indonésia foram os destaques entre os outros mercados asiáticos. o A África Subsaariana entregou um crescimento sólido apesar das pressão dos preços do petróleo mais baixos em vários países. A África do Sul teve bom desempenho.
• Os mercados desenvolvidos tiveram novamente um bom ano, com crescimento na maioria das categorias.
No Japão, os principais direcionadores de crescimento no segmento de bebidas foram Nescafé Dolce Gusto e a máquina barista para o café solúvel Nescafé. KitKat continuou sendo o destaque em confeitos, direcionado pela inovação de novos sabores e formatos. O crescimento na Oceania foi liderado pelo segmento de confeitos, principalmente KitKat, e pelo café solúvel Nescafé e Nescafé Dolce Gusto. Houve, também, benefícios resultantes da melhor gestão dos termos comerciais.
No Japão, os principais direcionadores de crescimento no segmento de bebidas foram Nescafé Dolce Gusto e a máquina barista para o café solúvel Nescafé. KitKat continuou sendo o destaque em confeitos, direcionado pela inovação de novos sabores e formatos. O crescimento na Oceania foi liderado pelo segmento de confeitos, principalmente KitKat, e pelo café solúvel Nescafé e Nescafé Dolce Gusto. Houve, também, benefícios resultantes da melhor gestão dos termos comerciais.
• A margem do lucro operacional bruto da Zona continuou forte e acretiva
para o Grupo, apesar dos custos de remoção e destruição do macarrão
instantâneo na Índia. A evolução favorável dos custos dos insumos
permitiu aumentar os investimentos em apoio ao marketing voltado para o
consumidor.
Nestlé Waters
Vendas de CHF 7,6 bilhões, 6,7% de crescimento orgânico, 6,7% de
crescimento real; 10,8% de margem de lucro operacional bruto, +110
pontos-base
• Nestlé Waters entregou crescimento real e orgânico de base ampla em
todas as geografias, direcionado pela dinâmica e inovação da categoria.
A nossa marca líder para uma hidratação saudável, Nestlé Pure Life, teve desempenho forte.
As marcas internacionais premium Perrier e S.Pellegrino mantiveram seu bom impulso de crescimento, criando valor adicional para a categoria.
Complementando esses desempenhos, nossas fortes marcas locais também contribuíram com um bom crescimento, especialmente Poland Spring nos Estados Unidos, Buxton no Reino Unido, Erikli na Turquia e Sta. María no México.
A nossa marca líder para uma hidratação saudável, Nestlé Pure Life, teve desempenho forte.
As marcas internacionais premium Perrier e S.Pellegrino mantiveram seu bom impulso de crescimento, criando valor adicional para a categoria.
Complementando esses desempenhos, nossas fortes marcas locais também contribuíram com um bom crescimento, especialmente Poland Spring nos Estados Unidos, Buxton no Reino Unido, Erikli na Turquia e Sta. María no México.
• A melhoria da margem do lucro operacional bruto deveu-se à combinação
de crescimento do volume, contínua melhoria de custo e menores custos
dos insumos, o que permitiu aumentar o investimento em nossas marcas.
Nestlé Nutrition
Vendas de CHF 10,5 bilhões, 3,1% de crescimento orgânico, 1,4% de
crescimento real; 22,6% de margem de lucro operacional bruto, +110
pontos-base
• O sólido crescimento orgânico da Nestlé Nutrition foi sustentado por um impulso maior no crescimento real durante o ano.
As fórmulas infantis, inclusive leites para a fase de crescimento, apresentaram bom crescimento. Weyth Infant Nutrition manteve a liderança com sua marca premium Illuma. Houve contribuição positiva dos mercados emergentes, em especial a China e o México. Nos mercados desenvolvidos, Espanha e Alemanha foram os destaques, ajudados pela inovação de sucesso na linha NAN.
Os alimentos infantis entregaram um crescimento de base ampla. Os cereais infantis tiveram bom desempenho, com ganhos de participação em especial na América Latina e nos Estados Unidos.
Comparações duras e uma política de preços menos agressiva devido ao menor custos dos insumos e ao crescimento mais moderado na categoria em toda a Ásia tiveram impacto.
As fórmulas infantis, inclusive leites para a fase de crescimento, apresentaram bom crescimento. Weyth Infant Nutrition manteve a liderança com sua marca premium Illuma. Houve contribuição positiva dos mercados emergentes, em especial a China e o México. Nos mercados desenvolvidos, Espanha e Alemanha foram os destaques, ajudados pela inovação de sucesso na linha NAN.
Os alimentos infantis entregaram um crescimento de base ampla. Os cereais infantis tiveram bom desempenho, com ganhos de participação em especial na América Latina e nos Estados Unidos.
Comparações duras e uma política de preços menos agressiva devido ao menor custos dos insumos e ao crescimento mais moderado na categoria em toda a Ásia tiveram impacto.
• O aumento da margem do lucro operacional bruto foi direcionado por um
controle rigoroso dos custos fixos, menor custo dos insumos, os
resultados da gestão do portfólio e menores encargos de imparidades.
Paralelamente, aumentamos o investimento em nossas marcas.
Outros Negócios
Vendas de CHF 14,1 bilhões, 5,3% de crescimento orgânico, 3,7% de
crescimento real; 15,7% de margem de lucro operacional bruto, -330
pontos-base
• O crescimento da Nestlé Professional foi liderado pelos mercados
emergentes, particularmente Turquia, Região do Oriente Médio, Rússia,
México, Sudeste Asiático e China. A Europa Ocidental continuou a
enfrentar desafios no ambiente fora-de-casa. Os direcionadores de
crescimento estratégico, soluções em bebidas e condimentos continuaram a
ter um bom desempenho. O desinvestimento de Davigel foi concluído em
novembro.
• Nespresso entregou um crescimento sólido em todas as regiões em 2015, confirmando sua forte posição nos mercados europeus e continuando a criar impulso na Ásia e nas Américas. Nos EUA, as vendas do sistema VertuoLine, recentemente lançado, aceleraram com o apoio de novas variedades de máquinas e Grands Crus, e a nova campanha de comunicação. O crescimento global foi sustentado por inovações e investimentos significativos em cafés, máquinas e linhas de serviços, bem como em atividades de sustentabilidade, conscientização de marca e expansão geográfica em mercados novos e já existentes.
• Nestlé Health Science apresentou um bom crescimento, liderado pelos fortes desempenhos na Europa, AOA e nos EUA. Consumer Care foi a locomotiva do crescimento, liderado por Boost e Carnation Breakfast Essentials, e pelo desenvolvimento contínuo da linha Meritene na Europa. Medical Nutrition teve bom crescimento, em especial seu portfólio de hipoalergênicos (Alfaré, Althéra, Alfamino) em todas as geografias, e particularmente na China. O crescimento também foi sustentado pela expansão geográfica de Vitaflo e o desenvolvimento contínuo da linha de produtos. Novel Therapeutic Nutrition fez investimentos estratégicos na Seres Therapeutics, uma empresa terapêutica líder na área de microbiomas, paralelamente ao impacto da concorrência dos genéricos sobre o Lotronex.
• Nespresso entregou um crescimento sólido em todas as regiões em 2015, confirmando sua forte posição nos mercados europeus e continuando a criar impulso na Ásia e nas Américas. Nos EUA, as vendas do sistema VertuoLine, recentemente lançado, aceleraram com o apoio de novas variedades de máquinas e Grands Crus, e a nova campanha de comunicação. O crescimento global foi sustentado por inovações e investimentos significativos em cafés, máquinas e linhas de serviços, bem como em atividades de sustentabilidade, conscientização de marca e expansão geográfica em mercados novos e já existentes.
• Nestlé Health Science apresentou um bom crescimento, liderado pelos fortes desempenhos na Europa, AOA e nos EUA. Consumer Care foi a locomotiva do crescimento, liderado por Boost e Carnation Breakfast Essentials, e pelo desenvolvimento contínuo da linha Meritene na Europa. Medical Nutrition teve bom crescimento, em especial seu portfólio de hipoalergênicos (Alfaré, Althéra, Alfamino) em todas as geografias, e particularmente na China. O crescimento também foi sustentado pela expansão geográfica de Vitaflo e o desenvolvimento contínuo da linha de produtos. Novel Therapeutic Nutrition fez investimentos estratégicos na Seres Therapeutics, uma empresa terapêutica líder na área de microbiomas, paralelamente ao impacto da concorrência dos genéricos sobre o Lotronex.
• Nestlé Skin Health apresentou bom crescimento. Houve resultados muito
bons no segmento de produtos Estéticos & Corretivos liderados por
Restylane e Azzalure, e em Automedicação, direcionados pelos limpadores e
hidratantes Cetaphyl, o tratamento para acne Benzac e pelo contínuo
desenvolvimento de extensões da linha. O negócio de produtos sob
prescrição médica lançou, com sucesso, o tratamento para rosácea
Soolantra e o medicamento mais forte para acne Epiduo Forte, apesar de
ter enfrentado a pressão da entrada de alguns genéricos nos EUA e na
Europa. Houve o impacto da decisão do negócio de ter uma abordagem mais
conservadora com relação à sua política de descontos para medicamentos
sob prescrição médica nos EUA, o que resultou em uma despesa
extraordinária no terceiro trimestre.
• A margem do lucro operacional bruto de Outros Negócios foi impactada
pelos ajustes dos descontos na Nestlé Skin Health, o efeito do Franco
Suíço forte sobre a Nespresso e a concorrência dos genéricos sobre o
Lotronex. Esses impactos ofuscaram a boa melhoria dos lucros subjacentes
em todos os negócios.
Propostas do Conselho para a Assembleia Geral Anual
Na Assembleia Geral Anual de 7 de abril de 2016, o Conselho de
Administração proporá um aumento do dividendo de CHF 2,25 por ação. O
último dia de pregão com direito a receber o dividendo é 8 de abril de
2016. Os dividendos líquidos serão pagáveis a partir de 13 de abril de
2016. Os acionistas registrados no registro de acionistas com direito a
voto em 31 de março de 2016 às 12:00 horas do Horário de Verão da Europa
Central (CEST) terão o direito de exercer seus direitos de voto. O
Conselho proporá a eleição individual dos atuais membros do Conselho de
Administração para um mandato até o final da próxima Assembleia Geral
Ordinária. Daniel Borel se aposentará do Conselho por ter chegado ao
prazo-limite de 12 anos. Gostaríamos de agradecer sua inestimável
contribuição para o sucesso de nossa companhia.
Ademais, o Conselho deseja propor a eleição de Peter Brabeck-Letmathe
como Presidente do Conselho de Administração, a eleição individual dos
membros do Comitê de Remuneração e a eleição da KPMG como auditores
legais até o final da próxima Assembleia Geral Ordinária. O Conselho
também submeterá a remuneração do Conselho de Administração e da
Diretoria Executiva à aprovação dos acionistas. Além disso, o Conselho
proporá uma redução de capital para cancelar as ações recompradas sob o
programa de recompra de ações encerrado em dezembro de 2015.
Perspectiva
Prevemos um ambiente comercial em 2016 similar aos anos anteriores, com
uma política de preços ainda menos agressiva. Dessa forma, esperamos
entregar um crescimento orgânico alinhado com 2015, com melhoria nas
margens e ganhos subjacentes por ação nas moedas de valor constante, e
eficiência de capital.
Sobre a Nestlé - É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e
bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No
Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de
Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde
seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação
da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados,
biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates,
culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas
infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição
clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e
serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do
lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600
municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas
coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa
realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 30 unidades
industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia,
Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil
empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e
distribuição de mais de 1.000 itens.
http://www.swisscam.com.br/resultado-do-ano-de-2015-da-nestle.html
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