A geradora Tractebel Energia terá como novo diretor presidente o atual diretor financeiro e de relações com investidores, Eduardo Sattamini (foto), que foi eleito por unanimidade de acordo com ata de reunião do Conselho de Administração divulgada na terça-feira (31). Sattamini, que acumulará os cargos até a definição de novo executivo para a diretoria financeira, substitui Manoel Zaroni Torres, que ocupava desde 1999 a presidência da elétrica, que é controlada pela francesa Engie e lidera o ranking de geradores privados no Brasil.
Na visão de Sattamini, o setor elétrico brasileiro está passando por profundas mudanças, com uma tendência mundial de desenvolvimento de energias renováveis e uma matriz energética mais dinâmica e próxima do consumidor final. Diante disso, a Tractebel Energia está acompanhando e se antecipando a estas mudanças. “Temos aumentado a nossa presença no setor eólico e solar e ingressamos este ano no segmento de geração distribuída fotovoltaica. Eu me sinto preparado e motivado para liderar a Tractebel nesta nova fase da companhia”, afirmou Sattamini.
Já Manoel Zaroni, com 18 anos de companhia, dos quais 17 no cargo de presidente, agradeceu o apoio e destacou o avanço da companhia no ranking de um dos maiores players do setor energético do país. “Agradeço a confiança dos acionistas, o apoio do Conselho de Administração, a parceria dos diretores e o trabalho e dedicação de toda a equipe, que  nesses 17 anos estiveram ao meu lado, construindo essa empresa, que está no topo do ranking do setor elétrico privado”, declarou Zaroni. A Tractebel tem 8.765 MW de capacidade instalada, sendo 85% provenientes de fontes renováveis. O portfólio diversificado é composto por 28 usinas espalhadas em todo o Brasil.