Rede paranaense ultrapassou o Grupo Zaffari, de acordo com levantamento anual da Abras. Condor constesta metodologia
O Muffato, de Cascavel (PR), ultrapassou o Grupo Zaffari, de
Porto Alegre (RS), no ranking da Associação Brasileira de Supermercados
(Abras), divulgado nesta terça-feira (28). O faturamento da rede
paranaense é um pouco maior do que a concorrente gaúcha (R$ 110
milhões), o que lhe conferiu o quinto lugar na disputa nacional (veja
tabela completa a seguir). Além dessas bandeiras, também está na lista
da entidade a rede catarinense Angeloni que avançou uma posição em
relação ao ano passado.
Ilustre ausência
A
ilustre ausência é o Condor, de Curitiba. Na edição anterior, a rede
ocupava a nona posição com faturamento de pouco mais de R$ 3,8
bilhões. A Condor não figura na pesquisa deste ano, pois a participação é
voluntária, de acordo com a Abras. O Condor, no entanto, esclareceu que
este ano não forneceu seus dados para a pesquisa e, por esse motivo,
não foi citado. A decisão foi baseada no fato de que a Abras tem
coletado de uma maneira geral todos os dados das empresas, considerando
em seu levantamento outros segmentos que não fazem parte do setor
supermercadista.
A rede cita como exemplos lojas especializadas em
eletrodomésticos, atacado, farmácia, posto de combustível, bem como
lojas de conveniência. Desse modo, argumenta o Condor, a receita de
outras unidades de negócios é somada ao faturamento das redes
supermercadistas, quando estas fazem parte de um mesmo grupo.
“Sendo
assim, o ranking da Abras deixou de ser o espelho e o registro fiel do
faturamento específico do setor supermercadista, para acabar
representando as vendas do comércio em geral. Visto isso, a pesquisa
perdeu o propósito de ser um parâmetro para que a rede tenha noção do
mercado, uma vez que o resultado acaba distorcido e não refletindo a
realidade do setor, o que leva os supermercadistas a interpretarem de
forma errônea e equivocada o desempenho de seus negócios em comparação
aos supermercadistas que se dedicam também a outros segmentos”, defende o
Condor.
“Outro ponto que não é considerado na pesquisa da Abras é o
fato de que muitos mercados estão se abastecendo nos atacados e essas
vendas também são consideradas o que, nestes casos, acabam resultando em
informações duplicadas. Por esses motivos, o Condor optou por não
participar da pesquisa, afinal, na visão da empresa, os resultados não
representam a realidade do setor supermercadista brasileiro”, finaliza a
nota de esclarecimento assinada pelo presidente Pedro Joanir Zonta.
Balanço
O ano de 2016 trouxe outras alterações na ponta da tabela. O Carrefour registrou faturamento de R$ 49,1 bilhões, passando para a primeira posição e deixando para trás o GPA, cuja receita bruta foi de R$ 44,9 bilhões (sem contabilizar a Via Varejo). O setor supermercadista brasileiro teve um faturamento de R$ 338,7 bilhões em 2016, um crescimento nominal de 7,1% na comparação com 2015, de acordo com o estudo elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras em parceria com a Nielsen. O resultado registrado no ano passado pelo setor representa 5,4% do PIB.
2016 | 2015 | Rede | UF | (em R$ bi) |
1 | 2 | Carrefour | SP | 49,103 |
2 | 1 | GPA | SP | 44,969 |
3 | 3 | Walmart | SP | 29,409 |
4 | 4 | Cencosud | SE | 9,040 |
5 | 6 | Irmãos Muffato | PR | 5,078 |
6 | 5 | Companhia Zaffari | RS | 4,958 |
7 | 7 | Supermercados BH | MG | 4,956 |
8 | 8 | SDB Com. de Alimentos | SP | 4,840 |
9 | 10 | Sonda Supermercados | SP | 3,330 |
10 | 11 | DMA Distribuidora S/A | MG | 3,105 |
11 | 12 | A. Angeloni Ltda | SC | 2,523 |
12 | 13 | Savegnago Supermercados | SP | 2,501 |
13 | 14 | Líder | PA | 2,439 |
14 | 15 | Coop - Cooperativa de Consumo | SP | 2,125 |
15 | 16 | Multi Formato Distribuidora | MG | 2,054 |
16 | 22 | Supermercado Bahamas | MG | 2,024 |
17 | 21 | Cia. Sulamericana de Distrib. | PR | 1,986 |
18 | 17 | AM/PM Comestíveis Ltda. | RJ | 1,968 |
19 | 20 | Comercial Zaragoza | SP | 1,875 |
20 | 23 | Supermercado Zona Sul S/A | RJ | 1,798 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário