Biscoito mais vendido do mundo já está em algumas prateleiras do Walmart nas regiões Sul e Sudeste — mas lançamento, de fato, ainda não tem data para acontecer
Ana Clara Costa
Biscoitos Oreo: lançado em 1995 e descontinuado em 2000
(Mandel Ngan/AFP)
O biscoito Oreo — o mais vendido do mundo — voltou ao mercado
brasileiro no início de novembro em lojas da rede Walmart. Mas sua
reestreia tem se mostrado (bem) atrapalhada. Presente em mais de 100
países (menos o Brasil), o produto volta às gôndolas trazido pela
Mondelez, novo nome da Kraft Foods, dona da marca. Apenas as lojas das
regiões Sul e Sudeste da rede varejista venderão o biscoito, por
enquanto. O Oreo foi lançado no Brasil em 1995, mas sua fabricação foi
descontinuada em meados de 2000. A concorrente Nestlé fabrica
localmente um produto similar líder de mercado, o biscoito Negresco, que
muitos consumidores desavisados acreditam se tratar do Oreo após uma
mudança de nome.
Varejo - A Mondelez não fez qualquer anúncio oficial
ou grande campanha publicitária para marcar sua volta ao país — fato
estranho, sobretudo porque sua marca mais relevante se ausentou durante
mais de uma década de um mercado que movimenta 7 bilhões de reais ao
ano. As vendas tiveram início sem que houvesse informação sobre onde ou
como comprar o biscoito. Diante do silêncio do fabricante, o Walmart fez
as 'honras da casa' e anunciou o início das vendas no dia 6 deste
mês (elas haviam começado em 1º de novembro). Questionada sobre o
lançamento, a empresa de alimentos não deu qualquer informação. Sua
divulgação se resume à imagem de um biscoito verde-amarelo postado na
página da marca Oreo no Facebook. Uma entrevista coletiva marcada para
apresentar a estratégia do produto foi cancelada na última hora.
A Mondelez não sabe dizer, até o momento, nem mesmo quando a marca
Oreo será vendida em todo o país. A maior rede varejista local, o Grupo
Pão de Açúcar, ainda não conseguiu fechar um contrato de venda do
produto com o fabricante — e afirmou, por meio de sua assessoria de
imprensa, que ainda não há previsão de que as lojas de sua rede tenham
Oreo em suas prateleiras. O grupo Carrefour não respondeu ao pedido de
informação até o fechamento da reportagem. O Walmart informou que tem um
contrato de exclusividade com a marca Oreo até o final de novembro,
mas, caso outros varejistas não consigam fechar acordos com a Mondelez,
há estoque suficiente para garantir o fornecimento do biscoito até o fim
de dezembro.
Propaganda - A estratégia do fabricante poderia ser
classificada como 'misteriosa', a exemplo do que ocorre com a Apple
sempre que está às vésperas de lançar um novo produto. Contudo, é
difícil acreditar em tal guinada quando se trata de uma das marcas mais
criativas e, por assim dizer, 'barulhentas' da publicidade mundial. No
ano passado, a Oreo movimentou o meio publicitário ao endossar a causa
gay criando um anúncio nas redes sociais de um biscoito com recheio em
diversas camadas, cada uma de uma cor, remetendo ao símbolo do
arco-íris. Nos últimos anos, foi autora de diversos virais de marketing
em tempo real — que são ações criadas 'a toque de caixa' baseadas em
eventos factuais (como o casamento do Príncipe William, por exemplo)
para acompanhar o burburinho sobre um determinado assunto.
Um simples tweet da Oreo feito durante a final do SuperBowl
deste ano ganhou alguns dos principais prêmios da publicidade mundial.
Quando todas as luzes se apagaram devido a um blecaute antes do último
jogo da temporada de futebol americano, a agência de publicidade 360i
tuitou imediatamente a imagem de um biscoito Oreo numa tela escura,
destacado por um holofote, com a seguinte frase: you can still dunk in the dark, algo
como 'você ainda pode mergulhar seu biscoito no escuro'. A palavra
'mergulhar' se refere ao hábito que muitos americanos têm de embeber o
biscoito no leite antes de comê-lo. A rapidez com que a ação foi
veiculada fez com que a marca ganhasse exposição total no maior evento
esportivo (e publicitário) dos Estados Unidos.
As agências Giovanni+Draftfcb e Lov (que representam as americanas
Draftfcb e 360i localmente) são responsáveis pela campanha de lançamento
da Oreo no mercado brasileiro. Suas matrizes nos Estados Unidos também
atendem a conta da marca. A Giovanni informou ao site de VEJA que antes
de 2014 não haverá qualquer campanha publicitária sobre o biscoito. A
BFerraz é a agência responsável pelo marketing em ponto-de-venda. Até o
momento, tal ação se resume a estandes de degustação do produto em
algumas lojas do Walmart.
A americana Kraft Foods decidiu, silenciosamente, parar a fabricação
de inúmeras marcas de biscoito no Brasil, em meados do ano 2000. A
empresa acabava de adquirir a Nabisco (que fabricava produtos como Oreo e
Ritz) globalmente por 20 bilhões de dólares. Com a compra, a Kraft
direcionou sua estratégia nacional para chocolates, com a marca Lacta,
deixando o segmento de biscoitos para a liderança folgada da Nestlé.
Desde então, há petições on-line e grupos em redes sociais que pedem a
volta da marca ao país. No site ReclameAqui, as únicas reclamações sobre
o biscoito Oreo se referem a sua ausência nas prateleiras dos
supermercados brasileiros.
Atualizada às 13h50: O Carrefour informou nesta quarta-feira
que analisa a comercialização da marca Oreo, apesar de não haver data
para o início das vendas nas lojas da rede.
Atualizada às 17h30: O Grupo Pão de Açúcar enviou uma nota nesta
quarta-feira informando que está analisando com a Kraft Foods as bases
de custos do produto e que, enquanto as negociações com a empresa não
forem concluídas, não há previsão para o início das vendas do Oreo nas redes Extra e Pão de Açúcar.
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