segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Bolo 'sem frescura' ganha espaço


FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

A Tradicional Bolos abriu a primeira unidade há pouco mais de dois anos. De lá para cá, são 18 pontos, entre franquias e lojas próprias. 

A Bolo à Toa conta duas doçarias, mas esse número deve dobrar até o meio do ano que vem.
Ambas vendem o mesmo produto: bolos sem conservantes, baratos e frescos, mas "sem frescura", como diz a empresária Renata Frioli, 42, da Bolo à Toa. Ou seja, não concorrem com as confeitarias sofisticadas que têm doces com recheios, coberturas, caldas e ingredientes especiais e caros. 

A expansão mostra que havia demanda para esses bolos no mercado.
Humberto Kagawa, 34, um dos sócios da Tradicional Bolos, diz que esperava fazer sucesso, mas não tanto.
Ele apresenta duas principais explicações para o progresso da empreitada: esses bolos simples fazem parte da cultura dos brasileiros, mas não são encontrados à venda, e, hoje, os clientes estão sem tempo para fazer um semelhante em casa. 

Os doces dele têm preços que começam em R$ 10. Os de Frioli custam cerca de R$ 20 -segundo ela, sai mais barato do que se comprar os ingredientes para fazer em casa (ela consegue chegar a essa cifra adquirindo ingredientes em grandes quantidades). 

Os concorrentes indiretos, diz Kagawa, são padarias e supermercados, mas o produto é um pouco diferente, já que os bolos que as novas marcas vendem saem do forno a todo instante. 

Mesmo com o crescimento das redes e outras empresas entrando, Frioli diz que ainda há muito espaço. "São Paulo é grande, cada bairro é uma cidade." 


Zé Carlos Barretta/Folhapress
Humberto Kagawa é sócio da Tradicional Bolos que conta 18 unidades
Humberto Kagawa é sócio da Tradicional Bolos que conta 18 unidades

Para Marisa Lippi, professora de gastronomia da Metodista, o preço não é tão diferente dos industrializados, mas esses doces têm o apelo da coisa caseira, que sai quentinho e a toda hora. São práticos e nostálgicos ao mesmo tempo. No entanto, "está muito na moda. Parece que surge uma doçaria dessas a cada esquina. E não há nada exclusivo, todos têm 'know-how' para fazer esses bolos".

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