FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
A Tradicional Bolos abriu a primeira unidade há pouco mais de dois anos.
De lá para cá, são 18 pontos, entre franquias e lojas próprias.
A Bolo à Toa conta duas doçarias, mas esse número deve dobrar até o meio do ano que vem.
Ambas vendem o mesmo produto: bolos sem conservantes, baratos e frescos,
mas "sem frescura", como diz a empresária Renata Frioli, 42, da Bolo à
Toa. Ou seja, não concorrem com as confeitarias sofisticadas que têm
doces com recheios, coberturas, caldas e ingredientes especiais e caros.
A expansão mostra que havia demanda para esses bolos no mercado.
Humberto Kagawa, 34, um dos sócios da Tradicional Bolos, diz que esperava fazer sucesso, mas não tanto.
Ele apresenta duas principais explicações para o progresso da
empreitada: esses bolos simples fazem parte da cultura dos brasileiros,
mas não são encontrados à venda, e, hoje, os clientes estão sem tempo
para fazer um semelhante em casa.
Os doces dele têm preços que começam em R$ 10. Os de Frioli custam cerca
de R$ 20 -segundo ela, sai mais barato do que se comprar os
ingredientes para fazer em casa (ela consegue chegar a essa cifra
adquirindo ingredientes em grandes quantidades).
Os concorrentes indiretos, diz Kagawa, são padarias e supermercados, mas
o produto é um pouco diferente, já que os bolos que as novas marcas
vendem saem do forno a todo instante.
Mesmo com o crescimento das redes e outras empresas entrando, Frioli diz
que ainda há muito espaço. "São Paulo é grande, cada bairro é uma
cidade."
Zé Carlos Barretta/Folhapress | ||
Humberto Kagawa é sócio da Tradicional Bolos que conta 18 unidades |
Para Marisa Lippi, professora de gastronomia da Metodista, o preço não é
tão diferente dos industrializados, mas esses doces têm o apelo da
coisa caseira, que sai quentinho e a toda hora. São práticos e
nostálgicos ao mesmo tempo. No entanto, "está muito na moda. Parece que
surge uma doçaria dessas a cada esquina. E não há nada exclusivo, todos
têm 'know-how' para fazer esses bolos".
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