Varejistas on-line precisam estar prontos para a demanda da liquidação
Administradores.com,
O Black Friday, evento que tradicionalmente movimenta o comércio
eletrônico norte-americano, conquistou os consumidores brasileiros e, em
2013, chega em sua 3a edição com uma expectativa de superar as R$ 217
milhões de vendas online geradas em 2012, de acordo com dados da
ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais.
Daqui a um mês, mais precisamente no dia 29 de novembro, o volume de
requisições, transações e consultas na internet vai triplicar durante 24
horas, com liquidações e ofertas nos principais sites de e-commerce do
país que participam desta ação. Nesse contexto, todos os varejistas
online precisam estar preparados para uma operação especial de suporte à
demanda de tecnologia e negócios que a data vai exigir. Não há espaço
para riscos e indisponibilidades.
O consumidor não pode ser afetado com
problemas de instabilidade ou ter uma experiência negativa durante a
navegação pelas lojas virtuais. Para isso os times de tecnologia e áreas
de negócio envolvidas devem tomar algumas medidas importantes para não
frustrar o consumidor na hora da compra: garantir alta disponibilidade
de recursos (sejam computacionais e/ou de rede), fazer monitoramento
contínuo do tráfego de dados e, claro, oferecer segurança das
informações.
Porém, não é apenas no campo técnico que podem ocorrer imprevistos.
Os processos de negócio devem ser avaliados como um todo. Imagine se o
cliente compra um produto e na página do carrinho o preço da mercadoria
aparece sem desconto? Ou pior, no momento em que ele conclui a compra,
recebe uma mensagem de que o produto já está esgotado?
É essencial que uma equipe de engenheiros especializada em operações
críticas esteja disponível para acompanhar de perto os sites durante o
Black Friday, iniciando os trabalhos desde os dias que antecedem o
evento online até o final do mesmo. Ainda é igualmente importante que as
áreas comerciais, atendimento e tecnologia estejam em sintonia durante
todo o processo.
Nesse quesito é fundamental uma relação muito próxima entre o
varejista e o fornecedor de TI. Em um momento de forte pressão de
demanda e tempo, flexibilidade e experiência contam muito. A capacidade
de ampliar a oferta de processamento ou armazenamento aliada à condição
de avaliar com rapidez e exatidão qual ponto do processo está gerando um
gargalo nas operações, garantem ações corretivas assertivas, quando
necessário.
Contratar serviços totalmente baseados em interface web não é
recomendado, pois pode acabar tornando-se um problema se for necessário
recorrer a alguém para uma intervenção rápida no ambiente (normalmente
uma condição não atendida por esses tipos de serviços). Se considerarmos
que, por minuto, uma empresa em média pode processar até 300
transações, imagine o quanto um lojista pode perder em negócios caso sua
infraestrutura não suporte a demanda?
Quando uma empresa utiliza um provedor externo de Data Center, é muito importante que tenha um diálogo direto com a equipe que gerencia a infraestrutura, para que o acompanhamento da operação seja em tempo real. Dessa forma, o varejista consegue analisar gráficos de performance dos firewalls, balanceadores e links, e ainda obtém análises de utilização do ambiente, sem contar os dados sobre comportamento de compra. Com essas informações, o comerciante se sente preparado para tomar decisões que garantam o sucesso das vendas no site, respeitando o consumidor.
Quando uma empresa utiliza um provedor externo de Data Center, é muito importante que tenha um diálogo direto com a equipe que gerencia a infraestrutura, para que o acompanhamento da operação seja em tempo real. Dessa forma, o varejista consegue analisar gráficos de performance dos firewalls, balanceadores e links, e ainda obtém análises de utilização do ambiente, sem contar os dados sobre comportamento de compra. Com essas informações, o comerciante se sente preparado para tomar decisões que garantam o sucesso das vendas no site, respeitando o consumidor.
Fabiano Silva trabalha com Data Center Product Marketing na Level 3
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