Ser conhecido como aquele que resolve, por exemplo,
é muito positivo
Por Bernt Entschev
Boa parte
dos produtos de consumo tem em seu rótulo, um slogan que define rapidamente sua
identidade.
As empresas e seus publicitários empregam muitas horas e para
descobrir quais são as palavras que melhor definem estes produtos e que,
ao mesmo tempo, sejam atraentes e apreciadas pelos seus consumidores.
Como
exemplo mundial vale lembrar a Coca-Cola (“Abra a felicidade com Coca-Cola)” ou
a VW (“Das auto”) ou ainda o Bradesco (“Determinação é BRA”). Outras companhias
ainda trabalham sua grife de tal forma que a simples menção dela já se
identifica o nome. Os trabalhadores, de certa forma, também criam seus rótulos,
querendo ou não, e por esses são conhecidos e reconhecidos. Quem não gostaria
de contratar Gustavo Kuerten? Ninguém precisa sequer pensar em tênis, pois o
nome se confunde com o esporte. Da mesma maneira que o nome de Gustavo Borges
sugere natação.
Já no
caso do funcionário, existem os que percebem os benefícios de ter seu nome
associado ao crachá de alguma empresa. É perfeitamente percebível que esses
profissionais desenvolvem um comportamento pessoal e público de forma a
construir, lenta ou rapidamente, o conceito da melhor palavra que define sua
vida profissional. Assim surgem o eficiente, o jeitoso, o duro na queda, o
profundo, o detalhista, o que sempre entrega, o pontual. E daí? Em uma época de
escassas vagas, ser precedido por um rótulo apropriado e de boa reputação pode
fazer toda a diferença na hora da contratação. Isso vale também para a
manutenção da pessoa na empresa ou mesmo nos casos de promoções internas. E
como não poderia deixar de ser, nos cortes e enxugamentos, muitas vezes saem os
de pior reputação em primeiro lugar.
Mas como
construir um slogan profissional? Antes de tudo é preciso identificar como você
gostaria de ser conhecido. Claro que ser conhecido por todos os colegas de
trabalho é bom, mas melhor ainda será se isso acontecer com aquelas pessoas que
podem decidir e interferir diretamente na sua carreira
profissional. Pode parecer ser fácil definir como alguém gostaria de ser reconhecido,
mas na verdade não é. A definição precisa estar alinhada com sua personalidade
e, principalmente, no seu comportamento diário.
É
possível fazer com que os líderes concluam qual é seu melhor rótulo? Primeiro,
é preciso pensar em como os outros nos avaliam e nos percebem. E aí só tem
um jeito: identificar comportamentos nossos que possam ser percebidos pelos
outros de forma a reforçar essas atitudes. Normalmente, ser conhecido como
aquele que resolve, aquele que é coerente, aquele que desenvolve bons
relacionamentos, que resiste à pressão, é muito positivo. Muitas vezes isso faz
toda a diferença na escolha de um candidato, pois esses conceitos reforçam a
vontade de contratar, de manter no emprego ou mesmo de promover o funcionário.
Portanto,
siga em frente! Vá à luta! Crie seu próprio slogan profissional sem medo de ser
feliz!
- See more at:
http://www.amanha.com.br/posts/view/742#sthash.UlznsTrj.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário