terça-feira, 14 de julho de 2015

Como construir um slogan profissional?





Ser conhecido como aquele que resolve, por exemplo, é muito positivo

Por Bernt Entschev




Boa parte dos produtos de consumo tem em seu rótulo, um slogan que define rapidamente sua identidade. 

As empresas e seus publicitários empregam muitas horas e para descobrir quais são as palavras que melhor definem estes produtos e que, ao mesmo tempo, sejam atraentes e apreciadas pelos seus consumidores. 

Como exemplo mundial vale lembrar a Coca-Cola (“Abra a felicidade com Coca-Cola)” ou a VW (“Das auto”) ou ainda o Bradesco (“Determinação é BRA”). Outras companhias ainda trabalham sua grife de tal forma que a simples menção dela já se identifica o nome. Os trabalhadores, de certa forma, também criam seus rótulos, querendo ou não, e por esses são conhecidos e reconhecidos. Quem não gostaria de contratar Gustavo Kuerten? Ninguém precisa sequer pensar em tênis, pois o nome se confunde com o esporte. Da mesma maneira que o nome de Gustavo Borges sugere natação.

Já no caso do funcionário, existem os que percebem os benefícios de ter seu nome associado ao crachá de alguma empresa. É perfeitamente percebível que esses profissionais desenvolvem um comportamento pessoal e público de forma a construir, lenta ou rapidamente, o conceito da melhor palavra que define sua vida profissional. Assim surgem o eficiente, o jeitoso, o duro na queda, o profundo, o detalhista, o que sempre entrega, o pontual. E daí? Em uma época de escassas vagas, ser precedido por um rótulo apropriado e de boa reputação pode fazer toda a diferença na hora da contratação. Isso vale também para a manutenção da pessoa na empresa ou mesmo nos casos de promoções internas. E como não poderia deixar de ser, nos cortes e enxugamentos, muitas vezes saem os de pior reputação em primeiro lugar.

Mas como construir um slogan profissional? Antes de tudo é preciso identificar como você gostaria de ser conhecido. Claro que ser conhecido por todos os colegas de trabalho é bom, mas melhor ainda será se isso acontecer com aquelas pessoas que podem decidir e interferir diretamente na sua carreira profissional. Pode parecer ser fácil definir como alguém gostaria de ser reconhecido, mas na verdade não é. A definição precisa estar alinhada com sua personalidade e, principalmente, no seu comportamento diário.

É possível fazer com que os líderes concluam qual é seu melhor rótulo? Primeiro, é preciso pensar em como os outros nos avaliam e nos percebem. E aí só tem um jeito: identificar comportamentos nossos que possam ser percebidos pelos outros de forma a reforçar essas atitudes. Normalmente, ser conhecido como aquele que resolve, aquele que é coerente, aquele que desenvolve bons relacionamentos, que resiste à pressão, é muito positivo. Muitas vezes isso faz toda a diferença na escolha de um candidato, pois esses conceitos reforçam a vontade de contratar, de manter no emprego ou mesmo de promover o funcionário.

Portanto, siga em frente! Vá à luta! Crie seu próprio slogan profissional sem medo de ser feliz!

- See more at: http://www.amanha.com.br/posts/view/742#sthash.UlznsTrj.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário