A Embraco (foto), uma das maiores fabricantes mundiais de compressores herméticos para refrigeração, aposta em novos modelos de negócio com o objetivo de antecipar tendências do mercado e diversificar seu modelo de atuação. Por essa razão, a empresa de Joinville (SC) anunciou a aquisição da startup UpPoints. O valor do negócio não foi revelado.
O que chamou a atenção da multinacional foi o desenvolvimento de um sistema inovador de reconhecimento de imagem e análise da performance de vendas de produtos no ponto de venda, bem como o comportamento do consumidor. O sistema da UpPoints também pode contribuir com o gerenciamento do negócio das fabricantes de bens de consumo e toda a cadeia de abastecimento.  Além da Embraco, que é sócia majoritária da UpPoints, o negócio conta com a acionista Startup Farm, empresa referência no mundo desse ecossistema. Seus fundadores Cristian Fernandes e Graciliano Passos continuam sendo acionistas e diretores da empresa, comercial e tecnologicamente.
Por meio de uma câmera que realiza imagens da prateleira, a startup, fundada em Florianópolis, envia dados e informações em tempo real que poderão ser usadas pelas indústrias para embasar decisões estratégicas. “Trata-se de uma tecnologia disruptiva que utiliza inteligência artificial e algoritmos com uma solução acessível e escalável. Com a interpretação dos dados em mãos, as empresas conseguem saber que decisão devem tomar em relação ao ponto de venda. Inclusive, o algoritmo já recomenda algumas ações estratégicas”, explica José Glorigiano, presidente da UpPoints. “Na Embraco, inovação é feita em tecnologia dos produtos, e também em negócios, serviços e processos. Como multinacional do segmento da refrigeração nosso papel é investir em pesquisa científica e também identificar startups e novos modelos de negócio e combiná-los de forma inteligente”, afirma Eduardo Andrade, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento e novos negócios da Embraco.
Nesse primeiro estágio o foco é em clientes brasileiros, mas a UpPoints já planeja o crescimento do negócio para outros continentes. “Pelo fato da tecnologia ser disruptiva e exigir do negócio uma tecnologia global, pretendemos expandir para Europa e América do Norte num curto prazo”, revela Glorigiano. O plano estratégico da startup visa a instalação de mil pontos de captura ainda neste ano com o grande foco em resolver o problema da indústria no varejo. “Já estamos negociando a implementação da tecnologia com grandes marcas de bens de consumo,” antecipa o executivo.