Por GISELE METER
Comportamentos considerados
típicos do gênero feminino podem ser uma vantagem competitiva se incorporados
também ao mundo dos negócios. A forma como as mulheres interagem tem sido
alvo de estudos e especulações, pois difere muito da maneira como a maioria dos
homens conduz suas negociações.
Há pesquisas que mostram,
inclusive, maior potencial de sobrevivência dos negócios quando existe uma
mulher envolvida na direção da empresa. Como mostrou um estudo publicado no
International Small Business Journal, apontando que empresas iniciantes
compostas por mulheres na diretoria têm 27% menos risco de falir se comparadas
com outras organizações que se constituem formadas exclusivamente por homens em
cargos de decisões estratégicas. O que indica a ampla capacidade de poder de
negociação e decisões assertivas de mulheres. Ou seja, elas também têm muito a
ensinar sobre negócios.
Warren Buffett, o maior
investidor do mundo, utiliza muito o instinto feminino na hora de decidir,
sendo este o tema do livro “Warren Buffett – investe como as mulheres” de
Louann Lofton. Qualidades femininas como a capacidade de construir
relacionamentos, paciência e colaboração, diferem consideravelmente da
abordagem masculina no mundo corporativo, e a forma como estas competências
"femininas" têm gerado resultados é inegável.
Ao observar como as mulheres
interagem, podemos aprender muito com os seus comportamentos e assim
utilizá-los para o próprio desenvolvimento profissional. No entanto, é
importante saber que homens e mulheres têm estilos diferentes de comportamento,
não sendo nem melhores, nem piores, apenas diferentes. Se procurarmos aprender
com o que cada um tem de melhor, podemos contar com a possibilidade de mudança
e transformação mútua trazendo resultados positivos para todos.
Tanto homens aprendendo com
mulheres, como mulheres aprendendo com homens, se desenvolvendo como pessoas e
como profissionais melhores. E você, concorda? Deixe sua opinião nos
comentários.
AS 6 CARACTERÍSTICAS
FEMININAS DE NEGOCIAÇÃO
A tendência em compartilhar informações acerca de um projeto é uma
preocupação constante feminina. Isto se justifica pela intenção de nivelar o
conhecimento para que assim todos possam ter a mesma compreensão sobre o
assunto em questão, ou seja, existe uma preocupação das mulheres que sejam
compreendidas por todos os envolvidos no projeto ou negociação, ficando claro
assim quais são suas intenções estratégicas, proporcionando maior envolvimento
das pessoas interessadas.
Uma das premissas básicas da mulher é compreender a fundo o que está
investindo. Caso não exista compreensão, ou exista alguma dúvida, dificilmente
haverá acordo, por isso elas tendem a fazer mais perguntas, afastando duvidas
que eventualmente possam surgir e obtendo maiores informações acerca do negócio.
Se não houver compreensão, não há conversa. Elas não se sentem nem um pouco
preocupadas ou envergonhadas em perguntar exaustivamente até entenderem todos
os aspectos necessários para a concretização de um acordo.
Consideram e se preocupam com o capital emocional
Independentemente do retorno financeiro, elas também realizam maior
diligência emocional, analisando variáveis de forma que reflitam também aquilo
em que realmente acreditam – elas procuram estar ligadas emocionalmente ao
negócio, propiciando um maior engajamento de sua equipe, clientes e
fornecedores, pois expressam aquilo que realmente acreditam, mostrando assim
sua essência e constância de propósitos na condução do negócio.
Elas negociam de forma direta
Esta causa está ligada diretamente ao fato de que as mulheres têm uma
preocupação com a compreensão de todos, citado anteriormente. Termos técnicos e
linguagem burocrática podem dificultar uma conversação fluída, dependendo do
conhecimento dos interlocutores. As mulheres preferem utilizar uma linguagem
menos complexa para que todos possam entender e acompanhar as negociações no
mesmo nível de compreensão, facilitando assim as tomadas de decisões.
Mulheres são muito conhecidas pela atenção que demandam aos detalhes,
procurando por vezes observar todos os aspectos de uma situação e nos negócios
isto não é diferente, elas examinam, buscam e procuram observar o máximo
possível para somente então decidir, algo que poderia passar despercebido, é
facilmente identificável por uma mulher, contribuindo assim para a coleta do
maior numero de informações possíveis, afastando dúvidas e dando mais segurança
a definição de estratégias com maior probabilidade de acerto.
Em reuniões ou até mesmo em conversas informais elas são mais propensas a
ouvir o que as pessoas têm a dizer, dando espaço para outros pontos de vista e
assim acabam também tendo outras perspectivas acerca de uma situação, podendo
decidir de forma mais embasada em vários aspectos.
É importante saber que todos podem incorporar estas características em seu
dia a dia, independentemente de ser homem ou mulher, bastando apenas
ficar atento aos seus comportamentos e ter bem definido seus propósitos e metas
para que assim estas dicas possam servir como um direcionamento para o alcance
de seus objetivos.
* Gisele Meter é
psicóloga, diretora executiva de Recursos Humanos e palestrante, atua com
gestão estratégica de pessoas, adora escrever sobre o universo feminino nas
organizações e acredita que uma mulher pode ser tudo o que quiser desde que
acredite em sua força interior.
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