O "Marketing Digital" é a “bola da vez”. Desde que o mercado foi
mostrando aos profissionais de marketing que as marcas deveriam estar
mais próximas dos consumidores, a mídia de massa foi dando lugar ao
marketing promocional, ao merchandising no PdV, aos eventos e ao
marketing direto. Com a chegada da internet e hoje, na era digital,
temos um lugar maravilhoso para relacionamento com estes consumidores:
as plataformas digitais são um canal perfeito.
Porém, o marketing digital por si só não basta às marcas. E muitos
geeks, nerds e digital marketers precisam entender isto. Alguns,
inclusive, tem formação em áreas como TI e pouca base de Marketing
(perigo à vista). Mas nem tudo está perdido. Tenho escutado
profissionais digitais com vasto conhecimento e excelentes intenções.
Estes – mais preparados - estão sugerindo Planos digitais e até mesmo
Planos de Marketing Mix ou do tipo transmídia (em que são utilizados
vários canais e cada um conta uma parte da história). Eles estariam no
caminho certo, se não fosse o fato de que - na maioria das vezes - o
Planejamento a partir do qual estes profissionais partem para sugerir
seu trabalho é somente o de Marketing. Eles normalmente não chegam ao
Planejamento Organizacional e não o fazem ou porque a empresa não o tem
realizado ou porque, se tem, eles não participam do mesmo. Em ambas
situações, começar a partir de ponto de vista da "ponta" é um erro.
É necessário saber (ou se importar) com o fato de que aquele
planejamento de marketing da empresa, ponto do qual normalmente eles
iniciam, faz parte de um planejamento maior que envolve objetivos para
todas as áreas do negócio e eles não podem ser trabalhados de forma
distinta ou fragmentada. O Planejamento de Marketing faz parte de um
propósito maior, da missão e do sonho a se alcançar e estes dependem da
criação e desenvolvimento de produtos, da estrutura e tipos de preços e
de toda cadeia de logística e distribuição. Não se pode fazer marketing –
mesmo que digital – sem levar em conta tudo isso. Na verdade, Marketing
é tudo isso! E este é o campo de conhecimento do profissional do
Marketing Tradicional, aquele que ajudará a construir a marca de acordo
com a razão de existir desta, com seus valores, sua visão e
posicionamento e considerando todo o composto mercadológico.
Uma vez desenhadas as estratégias e objetivos alinhados, será
imprescindível estabelecer relacionamento nas diversas plataformas e ser
atraente continuamente ao olhos do novo consumidor. Como vemos, é
necessário não só que estes dois profissionais estejam presentes, como
vejam seus trabalhos de forma complementar. E a isto podemos chamar de
Tradigital. Esta palavra, utilizada nas artes e em animação, tem sido
bastante utilizada para indicar a integração dos conceitos do Marketing
tradicional e do Marketing em plataformas digitais (pois não existe
marketing digital). Mas, defendo que se os profissionais entendessem a
necessidade de suas expertises trabalhando em conjunto, não seria
necessário ter uma palavra que as unisse. Para mim, é muito óbvio que
seja Tradigital, pois não existe possibilidade de ser somente digital ou
de voltarmos a utilizar somente PDV ou TV. Pelo bem de seus clientes,
profissionais “tradicionais” e “digitais”, somem forças e conhecimentos.
O resultado tende a ser fabuloso!
Artigo publicado originalmente no site Klaudia Sabino.
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