sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tradigital: veja por que, no Marketing, esta palavra nem precisaria existir


 
 
 
O "Marketing Digital" é a “bola da vez”. Desde que o mercado foi mostrando aos profissionais de marketing que as marcas deveriam estar mais próximas dos consumidores, a mídia de massa foi dando lugar ao marketing promocional, ao merchandising no PdV, aos eventos e ao marketing direto. Com a chegada da internet e hoje, na era digital, temos um lugar maravilhoso para relacionamento com estes consumidores: as plataformas digitais são um canal perfeito.

Porém, o marketing digital por si só não basta às marcas. E muitos geeks, nerds e digital marketers precisam entender isto. Alguns, inclusive, tem formação em áreas como TI e pouca base de Marketing (perigo à vista). Mas nem tudo está perdido. Tenho escutado profissionais digitais com vasto conhecimento e excelentes intenções. Estes – mais preparados - estão sugerindo Planos digitais e até mesmo Planos de Marketing Mix ou do tipo transmídia (em que são utilizados vários canais e cada um conta uma parte da história). Eles estariam no caminho certo, se não fosse o fato de que - na maioria das vezes - o Planejamento a partir do qual estes profissionais partem para sugerir seu trabalho é somente o de Marketing. Eles normalmente não chegam ao Planejamento Organizacional e não o fazem ou porque a empresa não o tem realizado ou porque, se tem, eles não participam do mesmo. Em ambas situações, começar a partir de ponto de vista da "ponta" é um erro.

É necessário saber (ou se importar) com o fato de que aquele planejamento de marketing da empresa, ponto do qual normalmente eles iniciam, faz parte de um planejamento maior que envolve objetivos para todas as áreas do negócio e eles não podem ser trabalhados de forma distinta ou fragmentada. O Planejamento de Marketing faz parte de um propósito maior, da missão e do sonho a se alcançar e estes dependem da criação e desenvolvimento de produtos, da estrutura e tipos de preços e de toda cadeia de logística e distribuição. Não se pode fazer marketing – mesmo que digital – sem levar em conta tudo isso. Na verdade, Marketing é tudo isso! E este é o campo de conhecimento do profissional do Marketing Tradicional, aquele que ajudará a construir a marca de acordo com a razão de existir desta, com seus valores, sua visão e posicionamento e considerando todo o composto mercadológico.

Uma vez desenhadas as estratégias e objetivos alinhados, será imprescindível estabelecer relacionamento nas diversas plataformas e ser atraente continuamente ao olhos do novo consumidor. Como vemos, é necessário não só que estes dois profissionais estejam presentes, como vejam seus trabalhos de forma complementar. E a isto podemos chamar de Tradigital. Esta palavra, utilizada nas artes e em animação, tem sido bastante utilizada para indicar a integração dos conceitos do Marketing tradicional e do Marketing em plataformas digitais (pois não existe marketing digital). Mas, defendo que se os profissionais entendessem a necessidade de suas expertises trabalhando em conjunto, não seria necessário ter uma palavra que as unisse. Para mim, é muito óbvio que seja Tradigital, pois não existe possibilidade de ser somente digital ou de voltarmos a utilizar somente PDV ou TV. Pelo bem de seus clientes, profissionais “tradicionais” e “digitais”, somem forças e conhecimentos. O resultado tende a ser fabuloso!

Artigo publicado originalmente no site Klaudia Sabino.

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