Faz alguns anos que todas as grandes marcas de luxo desembarcaram no
Brasil e encontraram um paraíso. “O Brasil foi um mercado maravilhoso
para todas essas marcas até 18 meses atrás. Hoje é muito complicado.
Todo mundo tá com medo”, afirma Phillippe de Rotschild, presidente do
Conselho do Banque Rotschild e dono do Château Lafite, um dos vinhos
mais especiais do mundo.
Trazido pelo Esper Chacur, ele esteve nos estúdios do Radioatividade falando
com exclusividade sobre o mercado de luxo. Aliás, você sabe o que
necessário para construir uma marca de luxo? O especialista explica.
“Você precisa de tempo, você precisa de qualidade – que seja de moda,
que seja de vinho, que seja de carro – e também uma coisa que eu acho
muito importante: raridade, exclusividade. Exclusividade pode ser poucas
peças, só um país, só uma cidade. Exclusividade é uma marca de luxo”.
Num mercado em que imagem é tudo, difícil encontrar quem admita a
pancada da crise econômica. “Ninguém vai falar que está horrível, mas a
verdade é que está bem complicado”, afirma Phillippe de Rotschild. “É
complicado porque ninguém sabe onde vamos. O dia em que o caminho
estiver resolvido, o mercado vai voltar de novo”, aposta.
Para ele, o compasso de espera leva ao corte de supérfluos em todas
as classes sociais. “Em qualquer faixa. O cara que tem R$ 1 bilhão, R$ 1
milhão ou R$ 10 mil está segurando, só para ver o que vai acontecer”.
Ainda assim, Phillippe de Rotschild diz que não compensa para nenhuma
grande marca de luxo sair do Brasil. São negócios de longo prazo. “Você
pode diminuir o tamanho da loja e o número de empregados, mas acho que
seria uma besteira enorme desaparecer porque, uma vez que você
desaparece, para voltar é muito, muito mais complicado. Então não vale a
pena”, calcula.
O conselho dele é seguir o mesmo que aconteceu no Japão, há 5 anos,
quando a baixa do mercado atingiu o coração das vendas de luxo. “Se eu
fosse CEO, presidente de alguma das marcas, eu diria: vamos segurar, tem
algum outro lugar em que a gente possa achar lucro e vai voltar um dia.
Esperamos que vai ser o mais rápido possível.” Nós também.
http://blog.jovempan.uol.com.br/radioatividade/2016/04/07/exclusivo-ha-18-meses-o-brasil-deixou-de-ser-um-mercado-maravilhoso-para-as-marcas-de-luxo-afirma-phillippe-de-rotschild/
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