A fabricante e varejista de chocolates Cacau Show inaugura hoje
um novo modelo de loja, de metragem maior e com produtos e serviços
"premium". A nova unidade da rede fica na avenida Faria Lima, próximo ao
shopping Iguatemi, na zona sul de São Paulo. A iniciativa de abrir um
espaço mais sofisticado faz parte do plano de expansão da Cacau Par,
holding formada pelas marcas Cacau Show e Brigaderia, que se prepara
para fazer outra aquisição em 2014.
A Cacau Par planeja crescer focando em "negócios mais exclusivos",
diz Alexandre Costa, presidente da holding e da Cacau Show. "Estamos
olhando aquisições e devemos anunciar algo no ano que vem", diz ele. A
aquisição será "na área de alimentos, no canal de franquias". Em
setembro, ele comprou 50,1% da rede de dez lojas Brigaderia.
A Cacau Par tem US$ 50 milhões para investir em aquisições entre 2013
e 2014 - o valor inclui a compra da Brigaderia. No momento, a holding
está "olhando três ou quatro empresas" da região Sudeste, sendo que com
uma as conversas estão "em estágio avançado", diz Costa. Mas a Cacau Par
não está fazendo auditoria nas informações financeiras ("due
diligence") em nenhuma dessas empresas.
Na Cacau Show, a holding está investindo R$ 45 milhões entre 2013 e
2014 em novos equipamentos e melhorias nas instalações. A marca tem
cinco fábricas, em São Paulo e no Paraná, que suportam o crescimento da
produção "até 2015", diz Costa. A empresa estuda montar uma sexta
unidade "em outra região do Brasil".
No ano que vem, também em São Paulo, a Cacau Show deve abrir uma
loja-conceito ("flagship store"), para mostrar todo o portfólio e testar
produtos. A unidade que inaugura hoje é um novo modelo de loja, com 120
m² (a maior da rede), onde vai oferecer "experiências" ao consumidor -
deixar o cliente criar a sua própria trufa de chocolate, por exemplo.
Nos outros quatro modelos de loja - de quiosque a café -, a metragem não
passa de 32 m².
Todos os investimentos saem do caixa da Cacau Par. "É a nossa postura
de investimento: gera caixa e reinveste. É nossa política", diz Costa.
"Por enquanto", nem linha com o Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social (BNDES) o grupo tem, acrescenta.
A Cacau Par não vai contratar banco ou escritório de advocacia para
assessorá-la nas aquisições, pois tem equipes internas que fazem esse
trabalho. "Somos muito procurados por empresas menores que querem
experimentar um crescimento maior", diz Costa.
A Cacau Show deve ter até dezembro 1.540 lojas (sendo 20 próprias) e
faturar R$ 2 bilhões, 32% a mais do que em 2012. O valor inclui as
vendas de produtos feitos nas cinco fábricas aos franqueados. As dez
lojas da Brigaderia devem vender R$ 12 milhões este ano, 20% a mais do
que no ano passado.
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