quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cacau Show abre loja e prepara aquisições


Por Letícia Casado | De São Paulo
 
Silvia Costanti/Valor / Silvia Costanti/Valor 
 
Costa, da Cacau Par, dona da Cacau Show e da Brigaderia: "É a nossa postura de investimento: gera caixa e reinveste"
 
A fabricante e varejista de chocolates Cacau Show inaugura hoje um novo modelo de loja, de metragem maior e com produtos e serviços "premium". A nova unidade da rede fica na avenida Faria Lima, próximo ao shopping Iguatemi, na zona sul de São Paulo. A iniciativa de abrir um espaço mais sofisticado faz parte do plano de expansão da Cacau Par, holding formada pelas marcas Cacau Show e Brigaderia, que se prepara para fazer outra aquisição em 2014.

A Cacau Par planeja crescer focando em "negócios mais exclusivos", diz Alexandre Costa, presidente da holding e da Cacau Show. "Estamos olhando aquisições e devemos anunciar algo no ano que vem", diz ele. A aquisição será "na área de alimentos, no canal de franquias". Em setembro, ele comprou 50,1% da rede de dez lojas Brigaderia.

A Cacau Par tem US$ 50 milhões para investir em aquisições entre 2013 e 2014 - o valor inclui a compra da Brigaderia. No momento, a holding está "olhando três ou quatro empresas" da região Sudeste, sendo que com uma as conversas estão "em estágio avançado", diz Costa. Mas a Cacau Par não está fazendo auditoria nas informações financeiras ("due diligence") em nenhuma dessas empresas.

Na Cacau Show, a holding está investindo R$ 45 milhões entre 2013 e 2014 em novos equipamentos e melhorias nas instalações. A marca tem cinco fábricas, em São Paulo e no Paraná, que suportam o crescimento da produção "até 2015", diz Costa. A empresa estuda montar uma sexta unidade "em outra região do Brasil".

No ano que vem, também em São Paulo, a Cacau Show deve abrir uma loja-conceito ("flagship store"), para mostrar todo o portfólio e testar produtos. A unidade que inaugura hoje é um novo modelo de loja, com 120 m² (a maior da rede), onde vai oferecer "experiências" ao consumidor - deixar o cliente criar a sua própria trufa de chocolate, por exemplo. Nos outros quatro modelos de loja - de quiosque a café -, a metragem não passa de 32 m².

Todos os investimentos saem do caixa da Cacau Par. "É a nossa postura de investimento: gera caixa e reinveste. É nossa política", diz Costa. "Por enquanto", nem linha com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o grupo tem, acrescenta.

A Cacau Par não vai contratar banco ou escritório de advocacia para assessorá-la nas aquisições, pois tem equipes internas que fazem esse trabalho. "Somos muito procurados por empresas menores que querem experimentar um crescimento maior", diz Costa.

A Cacau Show deve ter até dezembro 1.540 lojas (sendo 20 próprias) e faturar R$ 2 bilhões, 32% a mais do que em 2012. O valor inclui as vendas de produtos feitos nas cinco fábricas aos franqueados. As dez lojas da Brigaderia devem vender R$ 12 milhões este ano, 20% a mais do que no ano passado.

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