Londres - A grife de luxo britânica Burberry  anunciou que irá diminuir sua oferta de produtos e se concentrar mais em bolsas de mão, uma tentativa de reformular o negócio depois que seu lucro anual caiu em um mercado enfraquecido e que não dá sinais de que irá melhorar neste ano.

A Burberry, que perdeu mais de um terço de seu valor de mercado nos últimos 12 meses, disse que pretende economizar pelo menos 100 milhões de libras esterlinas anuais até 2019.
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Como parte da iniciativa, a marca de 160 anos de idade – famosa por seus trench coats forrados com estampa quadriculada – afirmou que irá eliminar entre 15 e 20 por cento de seus produtos individuais de várias linhas ao longo do próximo ano.

A empresa disse que seus estilistas irão investir mais em bolsas de mão, uma área de margem de lucro maior e que cresce mais do que a de vestuário e na qual fica atrás de concorrentes como Louis Vuitton  e Prada 1913.HK.

Christopher Bailey, que acumula as funções de executivo-chefe e estilista-chefe, disse estar "comprometido em fazer as mudanças necessárias" na Burberry, mas acrescentou: "Estou ciente de que estamos embarcando neste plano em um momento no qual nossa indústria está enfrentando desafios significativos".

A Burberry foi afetada pela queda nas vendas em Hong Kong e na China continental, assim como em capitais europeias das quais turistas chineses se afastaram assustados com os ataques do ano passado em Paris.