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Editado por Mariana Desidério, de EXAME.com
Exemplos de mulheres empreendedores para se inspirar
Escrito por Lyana Bittencourt, especialista em empreendedorismo
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Em um mundo ainda dominado por lideranças masculinas, precisamos ressaltar a força e a resiliência de algumas mulheres empreendedoras que ganharam seu espaço mesmo numa sociedade que ainda pode ser considerada machista.
Não é novidade que mulheres em cargos de liderança nas empresas costumam ganhar menos, mesmo que na mesma função que os homens.
Paradoxalmente, empresas
com pelo menos 30% de mulheres em cargos executivos sêniors tendem a
ser pelo menos 15% mais rentáveis (segundo pesquisa do Peterson
Institute for International Economics, instituto que investiga o impacto
da diversidade de gênero nas empresas).
Pensando nisso, gostaria de apresentar para vocês mulheres que
levantaram negócios praticamente do zero e que conquistaram espaço,
desenvolvendo não apenas seus negócios, mas também contribuindo para o
desenvolvimento de outros empreendedores por meio do sistema de
franquias.
Cleusa Maria da Silva
Quem ouve falar da Cleusa e da Sodiê Doces, não pode imaginar que uma
empresária de tanto sucesso tenha passado por tantos percalços na vida.
Cleusa começou a trabalhar com 9 anos como cortadora de cana, já foi
doméstica e recepcionista, começou a vender bolos para incrementar o
orçamento doméstico e hoje é franqueadora com mais de 230 unidades de
franquias espalhadas por todo o Brasil.
O negócio deu certo, pois Cleusa nunca parou de empreender e de
acreditar no seu negócio. Ela percebeu a oportunidade de expandir por
franquias ao ouvir de um cliente que queria abrir uma unidade da sua
loja. Cleusa na época nem sabia do que se tratava, mas foi atrás de
entender. Sua curiosidade e capacidade de abraçar uma oportunidade a
levaram a construir um negócio próspero e que também leva a oportunidade
de empreender para outras mulheres.
Dra. Carla Sarni
Dra. Carla é a fundadora de uma das maiores redes de franquias de
clínicas odontológicas do Brasil. E também nesse caso o sucesso não caiu
do céu. Foi em razão de muito trabalho e um propósito claro que Carla
começou uma clínica para atendimento das classes C e D.
Durante seu período de faculdade, Carla fez trabalho voluntário para
conquistar os créditos para se formar. Foi aí que ela viu a oportunidade
na sua frente. Criar um modelo de negócios que possibilitasse um
atendimento digno e de qualidade a pessoas de baixa renda.
Com essa missão de vida, nasceu a Sorridentes, que é um modelo de
sucesso pois possibilita a dentistas ter um negócio estruturado com
marca forte. Hoje a rede possui mais de 160 unidades de franquia e a
Dra. Carla continua à frente com um espírito forte de liderança e de
inspiração para toda a rede.
Claudia Bittencourt
Também nesse caso, a história é de superação. Claudia era executiva de
uma grande empresa de fertilizantes e, após a falência dessa empresa, se
viu recém viúva, com duas filhas pequenas e com uma única alternativa:
superar todas as dificuldades e empreender.
Claudia decidiu montar sua própria empresa de consultoria, que iniciou
suas atividades em 1982 no estado de Goiás com foco em reestruturação de
empresas e, hoje, já com as atividades concentradas em São Paulo, o
Grupo Bittencourt é responsável pelo desenvolvimento de mais de 2 mil
projetos de estruturação e formatação de empresas para atuarem no
sistema de franquias.
Claudia também tinha um propósito claro: ajudar empresários a
construírem negócios prósperos que gerem empregos e melhor qualidade de
vida para a comunidade onde estão inseridos.
O que faz com que essas mulheres sejam exemplos, para mim, é muito
claro. Superação de dificuldades, propósito claro de vida e a certeza de
que são capazes. É claro que nesse processo surgiram dúvidas e anseios,
e tiveram muitas quedas, mas a capacidade de se levantar e seguir em
frente foram maiores.
Meu convite é para que as mulheres se inspirem nessas histórias e
saibam que o que muda o curso de uma vida é a atitude que se toma em
relação às adversidades. Entre sentar e chorar ou erguer a cabeça e
seguir em frente, elas escolheram a última opção.
Lyana Bittencourt é diretora de marketing e desenvolvimento do Grupo Bittencourt.
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