terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Indústria-IBGE: Com pessimismo de empresários, emprego cai 1,1% em 2013


Por Pedro Soares


RIO DE JANEIRO, RJ, 11 de fevereiro (Folhapress) - Com a confiança reduzida de empresários e sem sinais de melhora da economia, o emprego na indústria fechou o ano de 2013 com queda de 1,1%, após perda em 2012 de 1,4%.

Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE.
Em dezembro, o emprego voltou a cair e registrou retração de 0,3% na comparação com novembro, quando havia tido leve recuo de 0,1%.

Na comparação com dezembro de 2012, o número de pessoas ocupadas na indústria caiu 1,7%. Foi a 27ª taxa negativa nesse indicador e a perda mais intensa desde setembro de 2012, segundo o IBGE.
Isso indica que o emprego no setor terminou 2013 pior do que começou e tende a demorar a reagir em 2014, segundo analistas.

O quadro contrasta com o da produção industrial, que embora tenha tido um desempenho fraco, ainda cresceu em 2013 1,2%.

É que o mercado de trabalho não resistiu a dois anos fracos do setor em 2012 a produção havia recuado e juros em alta, crédito em desaceleração e mercado de trabalho já com sinais de esgotamento não indicam uma retomada nem do consumo nem da indústria.

Com este cenário, as empresas ou adiam contratações ou demitem.




Rendimento


Apesar da perda de postos de trabalho na indústria, o rendimento cresceu 1,2% para os empregados do setor em razão da competição por mão de obra com ramos mais dinâmicos, como serviços e construção, e falta de mão de obra qualificada para alguns segmentos.

A renda (medida pelo total da folha de pagamento da industria) já começa a mostrar sinais de desaceleração, com queda na comparação anual em novembro (3,6%) e dezembro (2,9%).
De dezembro para novembro, na comparação mensal, a folha de pagamento ficou estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário