No
ano de 2002, apenas 42% das pessoas abriam uma empresa por acreditar na
demanda de mercado; para as demais, o empreendedorismo era uma
necessidade principalmente por não terem emprego. Assim, o índice de
empreendedorismo por oportunidade alcançado em 2013 subiu para 71% – o
maior em 12 anos.
Sete
de cada dez brasileiros que abrem uma empresa tomam a iniciativa por
identificar uma oportunidade para ganhar dinheiro como donos do próprio
negócio. Esta é uma das conclusões da pesquisa Global Entrepreneurship
Monitor (GEM) – realizada no Brasil em parceria com o Centro de
Empreendedorismo e Novos Negócios (GVCenn) da Escola de Administração de
Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) e o Sebrae.
No ano de 2002, apenas 42% das pessoas abriam uma empresa por
acreditar na demanda de mercado; para as demais, o empreendedorismo era
uma necessidade principalmente por não terem emprego. Assim, o índice de
empreendedorismo por oportunidade alcançado em 2013 subiu para 71% – o
maior em 12 anos.
Ainda de acordo com o levantamento, metade dos negócios com até três
anos e meio de atividade tem como donos jovens entre 18 e 34 anos,
enquanto nas empresas há mais tempo no mercado apenas 25% dos
proprietários são dessa faixa etária. As mulheres também são maioria
entre os novos empreendedores, chegando a 52%.
O melhor entre os BRICS
O Brasil teve o melhor desempenho no ranking de empreendedorismo por oportunidade entre os países dos BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul): quase 85% dos brasileiros consideram abrir uma empresa como boa opção de carreira, acima do percentual da Rússia (66%), Índia (61%), China (70%) e África do Sul (74%).
Nos Estados Unidos, o índice dos que desejam abrir o próprio negócio chega a 78% e, no Reino Unido, a 84%.
A pesquisa foi realizada em 68 países, a partir de entrevistas com 10
mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões, além de 85
especialistas em empreendedorismo.
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