terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Oportunidade motiva brasileiros, aponta pesquisa da FGV/EAESP



No ano de 2002, apenas 42% das pessoas abriam uma empresa por acreditar na demanda de mercado; para as demais, o empreendedorismo era uma necessidade principalmente por não terem emprego. Assim, o índice de empreendedorismo por oportunidade alcançado em 2013 subiu para 71% – o maior em 12 anos.
Sete de cada dez brasileiros que abrem uma empresa tomam a iniciativa por identificar uma oportunidade para ganhar dinheiro como donos do próprio negócio. Esta é uma das conclusões da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – realizada no Brasil em parceria com o Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVCenn) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) e o Sebrae.

No ano de 2002, apenas 42% das pessoas abriam uma empresa por acreditar na demanda de mercado; para as demais, o empreendedorismo era uma necessidade principalmente por não terem emprego. Assim, o índice de empreendedorismo por oportunidade alcançado em 2013 subiu para 71% – o maior em 12 anos.

Ainda de acordo com o levantamento, metade dos negócios com até três anos e meio de atividade tem como donos jovens entre 18 e 34 anos, enquanto nas empresas há mais tempo no mercado apenas 25% dos proprietários são dessa faixa etária.  As mulheres também são maioria entre os novos empreendedores, chegando a 52%.

O melhor entre os BRICS



O Brasil teve o melhor desempenho no ranking de empreendedorismo por oportunidade entre os países dos BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul): quase 85% dos brasileiros consideram abrir uma empresa como boa opção de carreira, acima do percentual da Rússia (66%), Índia (61%), China (70%) e África do Sul (74%).

Nos Estados Unidos, o índice dos que desejam abrir o próprio negócio chega a 78% e, no Reino Unido, a 84%.

A pesquisa foi realizada em 68 países, a partir de entrevistas com 10 mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões, além de 85 especialistas em empreendedorismo. 


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