Germano Luders/Exame
Via Varejo: a competição agressiva da dona da Casas Bahia e Pontofrio vem com um preço
São Paulo – Com uma estratégia agressiva de preços, a Via Varejo quer ganhar espaço no mercado em crise.
A estratégia da empresa para o último trimestre, e que irá se manter nos
próximos meses, é “continuar com postura bastante competitiva, o que
ajuda a melhorar o patamar de vendas e a ganhar market share”, afirmou
Peter Estermann, presidente da companhia.
Publicidade
A competição agressiva da dona da Casas Bahia e Pontofrio
vem com um preço. A margem bruta atingiu 30,5% no trimestre, 2,5 pontos
porcentuais a menos que no ano passado, e a margem Ebitda ajustada
ficou em 3,2% no trimestre, ante 9,5% no ano anterior.
Com receitas líquidas de R$ 4,7 bilhões, queda de 12,7%, as vendas de mesmas lojas caíram 11,8% no trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.
Estermann avalia, contudo, que há uma recuperação dos resultados, já que
as quedas dos trimestres anteriores foram maiores. Ele afirmou, em
conferência com analistas, que os meses de fevereiro e março foram mais
positivos do que janeiro.
Perseguindo a eficiência
No trimestre, a Via Varejo buscou reduzir seus custos e melhorar as
sinergias com a Cnova. As despesas subiram 0,9% em relação ao ano
passado.
A varejista reduziu o prazo de entregas em 50% e de montagem dos móveis e melhorou o agendamento das entregas.
Na busca por eficácia, a empresa fechou 36 lojas e terminou o trimestre
com 978 unidades. Estermann afirmou que parte das vendas que ocorriam
nesses locais foi recuperada por unidades próximas.
Ela também está atenta para capturar receitas de pondos fechados pela
concorrência. "Temos ações específicas para capturar parte do público
desses pontos", disse o presidente.
Recentemente, a Máquina de Vendas fechou mais de 100 lojas por conta de seu processo de reestruturação.
Restrição de crédito
Ao mesmo tempo em que a varejista mantém uma estratégia agressiva nos
preços, ela está mais conservadora no crédito. A inadimplência, de 12,7%
se manteve estável em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
A empresa está tentando melhorar sua carteira com uma nova plataforma
para análise de crédito, treinamento da equipe e ajuda da consultoria
McKinsey. Ela também vendeu seu centro de cobrança, o que ajudou a
melhorar a performance dessa área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário