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Whatsapp: as empresas acabaram de receber a notificação
São Paulo – O WhatsApp será bloqueado novamente no Brasil, devido a uma decisão da Justiça de Sergipe. Às 14h de hoje, o aplicativo irá parar de funcionar por um período de 72 horas. Problemas com a Justiça não é algo novo para o WhatsApp. Esta é a terceira vez que um juiz determina a suspensão temporária do app no país, afetando seus quase 100 milhões de usuários.
As operadoras TIM, Vivo, Claro, Nextel e Oi serão as responsáveis pelo
bloqueio do aplicativo. O descumprimento da ordem judicial acarretará em
multa de 500 mil reais por dia às operadoras. O Sindicato Nacional das
Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal
(SindiTelebrasil) confirmou a existência da liminar que afeta o
WhatsApp.
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A determinação é do juiz Marcel Maia Montalvão, da Comarca do Lagarto,
em Sergipe. No começo do mês de março, ele decidiu que o vice-presidente
do Facebook Brasil fosse preso.
O motivo, à época, era o "reiterado descumprimento de ordens judiciais,
de requerimento de informações contidas na página do site Facebook".
Com o bloqueio, os usuários não poderão se comunicar por meio do app,
seja por meio de mensagens, mídias, documentos ou voz. A versão web do
aplicativo também deve ficar fora do ar. A maioria dos usuários do
WhatsApp realiza ligações via internet com frequência.
A Justiça entende o Facebook como o responsável judicialmente pelo WhatsApp. O WhatsApp argumenta ser uma empresa independente.
Histórico
Em dezembro do ano passado, o aplicativo de troca de mensagens foi bloqueado a pedido da Justiça. A determinação chegou a afetar também os usuários do app na Argentina e no Chile. Na ocasião, o serviço voltou ao ar graças a uma liminar da Justiça.
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, afirmou que estava chocado com a decisão de bloqueio em dezembro de 2015.
No ano passado, internautas fizeram piadas
sobre como seria a vida sem o aplicativo de troca de mensagens. Talvez
elas fiquem bastante atuais na tarde desta segunda-feira.
Em abril deste ano, o WhatsApp passou a codificar todas as mensagens dos usuários, em prol da segurança dos dados.
Procurado por EXAME.com, o WhatsApp ainda não se pronunciou oficialmente
sobre o caso. Assim que tivermos uma resposta, atualizaremos este
texto.
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