A Turquia responde por 10% do consumo halal de
frangos no mundo
Da Redação
redacao@amanha.com.br
Em mais
uma etapa do processo de internacionalização da companhia, a BRF (foto)
desembarca na Turquia, o maior consumidor de frango halal do mundo, para
assumir as operações da Banvit, maior produtora de aves e líder de mercado no
país. A operação será realizada por meio de uma joint venture formada entre a
BRF e a Qatar Investment Authority (QIA), fundo soberano do Qatar, que terão
60% e 40% da participação societária, respectivamente. A conclusão da
transação, que contempla em uma primeira etapa a compra de 79,5% da Banvit e,
posteriormente, uma oferta pública aos 20,5% minoritários restantes, está
sujeita ao cumprimento das condições precedentes dos documentos definitivos,
incluindo as aprovações concorrenciais. O valor da Banvit foi avaliado em US$
470 milhões (aproximadamente R$ 1,5 bilhão).
A Banvit
é uma empresa completamente integrada, com instalações que vão do controle da
ração ao processamento final do alimento. São cinco fábricas de ração, quatro
incubatórios e cinco plantas produtivas. “As unidades estão localizadas na
região oeste do país, onde está concentrado o maior número de consumidores, e
na região leste, que a posiciona como única empresa capaz de atender tanto o
mercado interno quanto o externo”, ressalta Pedro Faria, CEO Global da BRF.
Os ativos
da Banvit serão incorporados à OneFoods, subsidiária da BRF liderada por
Patricio Rohner e dedicada ao mercado halal. “A aquisição da Banvit é o
primeiro passo da agenda de aceleração do crescimento da OneFoods, que tem
market share de aproximadamente 45% em produtos de frango na Arábia Saudita,
Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Qatar e Omã, mercados nos quais opera com
distribuição própria e amplo portfólio de produtos”, explica Rohner.
A Turquia
tem uma população de cerca de 80 milhões de pessoas, que responde por cerca de
10% do consumo halal de aves no mundo. Ainda assim, o consumo local de frango
per capita é pequeno, cerca de 20 quilos ao ano, e o mercado de alimentos
processados apresenta baixa penetração. Isso significa que o mercado turco oferece
um grande potencial de crescimento. “Além das oportunidades de crescimento no
mercado turco, principalmente em produtos processados, vemos sinergias
comerciais e operacionais importantes na integração das operações da Banvit e
da OneFoods, consolidando ainda mais nossa força e liderança no mercado halal
de proteína animal”, ressalta Rohner.
- See more at:
http://www.amanha.com.br/posts/view/3386#sthash.fvmgQw1O.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário