Alexandre Szapiro, o presidente executivo da companhia para o país, explica o que podemos esperar da Amazon e o que ela espera dos brasileiros
São Paulo – Quais são os planos futuros da Amazon no Brasil? Dias após o anúncio de que a maior empresa de varejo online do mundo iniciaria suas vendas físicas de Kindle no país, essa é uma das perguntas que mais intriga o mundo dos negócios no país.
Ao que parece, a resposta é guardada a sete chaves pela empresa. Mas,
em entrevista exclusiva a EXAME.com, Alexandre Szapiro, presidente
executivo da companhia no Brasil, dá algumas pistas sobre o que podemos
esperar da Amazon no país, seus diferenciais em relação à concorrência e
como eles encaram o consumidor brasileiro.
EXAME.com - O que podemos esperar do início da venda de Kindles
para o Brasil? Há alguma projeção de vendas ou de crescimento no país
por conta do lançamento?
Alexandre Szapiro - Estou muito feliz com o desempenho da Loja Kindle de eBooks no Brasil, mas não comentamos planos futuros e nem podemos falar de projeção de vendas.
Alexandre Szapiro - Estou muito feliz com o desempenho da Loja Kindle de eBooks no Brasil, mas não comentamos planos futuros e nem podemos falar de projeção de vendas.
EXAME.com – Como a Amazon vê o consumidor brasileiro?
Alexandre Szapiro – Algumas pessoas dizem que brasileiros não gostam de ler. Eu enxergo o assunto de uma outra maneira. Acredito que o brasileiro é apaixonado por leitura, mas o acesso a livros não é fácil. Há muitos municípios no Brasil que não têm nenhuma livraria local e, além disso, o preço dos livros muitas vezes é um impeditivo.
Acredito que o que fizemos em pouco mais de um ano de operação no
Brasil com vendas de livros online tem trazido resultados: lançamos
promoções variadas de eBooks e nos dedicamos a trazer para os clientes
Amazon mais e melhores livros em formato digital.
EXAME.com – O que a Amazon trará de diferencial para o mercado brasileiro?
Alexandre Szapiro – Nossa expectativa é a de melhorar a experiência do cliente ao oferecer, por exemplo, um atendimento que liga para eles na hora em que precisam de ajuda, em vez de colocá-los em uma interminável espera.
Alexandre Szapiro – Nossa expectativa é a de melhorar a experiência do cliente ao oferecer, por exemplo, um atendimento que liga para eles na hora em que precisam de ajuda, em vez de colocá-los em uma interminável espera.
Além disso, quando um usuário Amazon.com.br comprar um Kindle pelo
site, o e-reader virá pré-registrado. Quando ele retirar o produto da
caixa e conectar-se à internet, os livros da biblioteca do cliente serão
baixados e ele pode começar a ler imediatamente.
EXAME.com – Com a venda física, a Amazon entra mais diretamente
no mercado das grandes distribuidoras de livros como a Saraiva. Qual a
estratégia para lidar com essa concorrência?
Alexandre Szapiro – Nosso objetivo é dar aos clientes mais opções de compra. Estamos oferecendo aos nossos clientes mais canais de distribuição onde eles possam encontrar o Kindle. Vale ressaltar que o que estamos anunciando é a venda da nossa linha de leitores digitais Kindle, que já estavam à disposição de clientes em lojas da Livraria da Vila, Casa & Vídeo (Rio de Janeiro), CTIS (Brasilia), Pontofrio.com, Extra.com, entre outras.
Alexandre Szapiro – Nosso objetivo é dar aos clientes mais opções de compra. Estamos oferecendo aos nossos clientes mais canais de distribuição onde eles possam encontrar o Kindle. Vale ressaltar que o que estamos anunciando é a venda da nossa linha de leitores digitais Kindle, que já estavam à disposição de clientes em lojas da Livraria da Vila, Casa & Vídeo (Rio de Janeiro), CTIS (Brasilia), Pontofrio.com, Extra.com, entre outras.
EXAME.com – Nos Estados Unidos, a Amazon possui sua própria estrutura logística, mas aqui optou por terceirizar a operação. Por que?
Alexandre Szapiro – Temos parceria com empresas com conhecimento dos desafios brasileiros e estamos unindo isso ao que conhecemos de quase 20 anos da Amazon operando varejo nos Estados Unidos e em outros países.
EXAME.com – O início dessas operações pode abrir as portas para o oferecimento de produtos variados, como ocorre nos Estados Unidos?
Alexandre Szapiro – Não comentamos planos futuros. O que podemos dizer hoje é que anunciamos nesta última semana o início da venda de Kindles pelo site Amazon.com.br. Ainda é muito cedo para comentar sobre a venda de produtos físicos pelo site.
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