Consumidores protestaram contar a inclusão de cromos relacionados a patrocinadores do mundial
Capa do álbum da Copa: colecionadores que se sentirem prejudicados podem pedir a troca gratuitamente através do SAC
São Paulo - Lançado esta semana, o álbum da Copa conquistou fãs
ardorosos quase espontaneamente. Um grupo de figurinhas, no entanto,
gerou uma série de críticas de consumidores: 9 cromos relacionados à 3 patrocinadoras do mundial (Liberty Seguros, Johnson & Johnson e Wise Up).
As figurinhas podem estar em qualquer pacote, que é vendido por R$ 1 e vem com cinco cromos.
É a primeira vez que adesivos com publicidade são incluídas no álbum da Fifa. Queixas de colecionadores não demoraram a invadir a internet, protestando contra a interferência na mecânica do modo de reunir as fotos.
A Panini, editora que produz o livro ilustrado, defende que "não
se trata de publicidade e sim de apoio institucional". Em nota, a
empresa justificou que o álbum “não estará completo sem qualquer uma das
649 figurinhas, e isto justifica a inclusão de todas as figurinhas nos
envelopes de forma uniforme”.
A editora afirmou que o colecionador que se sentir prejudicado pode
pedir a troca gratuitamente através do Serviço de Atendimento ao
Consumidor.
À Folha, a Panini
detalhou que substituirá as figurinhas das marcas por outras aleatórias
e, para compensar o custo postal do colecionador, serão enviados mais
dois envelopes com cinco cromos cada um.
De acordo com a editora, "as parcerias com as patrocinadoras
possibilitaram aumentar significativamente a distruibuição gratuita de
álbuns", atingindo 6 milhões de exemplares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário