Como em qualquer relação com culturas diferentes, brasileiros podem ter alguns desafios ao trabalhar com outros povos; veja quais são os mais comuns
São Paulo – As empresas estrangeiras
já não são as únicas a ultrapassar as fronteiras dos países de origem
para, em alguns casos, mirar o Brasil. Mais e mais, as nacionais também
estão ampliando seu campo de atuação e fincando bandeiras em outros
territórios.
Uma prova disso é uma pesquisa da Fundação Dom Cabral que mostra que o índice de internacionalização das companhias brasileiras pulou para 18% em 2012 - dois pontos acima do registrado em 2010.
Uma prova disso é uma pesquisa da Fundação Dom Cabral que mostra que o índice de internacionalização das companhias brasileiras pulou para 18% em 2012 - dois pontos acima do registrado em 2010.
Entre 2012 e 2013, por outro lado, o número de carteiras de trabalho
emitidas para estrangeiros no país cresceu mais de 50%, segundo dados
publicados no G1. Em
outros termos, seja aqui ou no exterior, o contato do brasileiro com
diferentes culturas aumentou – e o número tende a crescer nos próximos
anos.
Por natureza, a cultura tupiniquim tende a ser mais aberta para o que é novo ou diferente. Mas, mesmo assim, temos alguns pontos de choque quando em contato com outros povos. Principalmente, quando o cenário para este encontro é o mercado de trabalho.
“O conflito cultural nasce porque tivemos experiências pessoais específicas e construímos, a partir delas, ritos e comportamentos”, diz Fabiana Gabrieli, professora da HSM Educação.
De fato, a imagem que se cria sobre um povo não é verdade para todos que estão inseridos naquele grupo. É só você pensar: nem todo brasileiro gosta de samba, futebol e feijão com arroz – características que fazem parte do nosso estereótipo no exterior.
Mas há características gerais que marcam uma dada cultura, como explica a consultora Jussara Nunes, da LCO Partners, que vive há 11 anos na Holanda.
Por isso, as atitudes listadas a seguir são fruto de uma reputação mais geral criada pelos brasileiros no mundo corporativo e baseadas nas experiências de três especialistas no assunto. Confira.
Por natureza, a cultura tupiniquim tende a ser mais aberta para o que é novo ou diferente. Mas, mesmo assim, temos alguns pontos de choque quando em contato com outros povos. Principalmente, quando o cenário para este encontro é o mercado de trabalho.
“O conflito cultural nasce porque tivemos experiências pessoais específicas e construímos, a partir delas, ritos e comportamentos”, diz Fabiana Gabrieli, professora da HSM Educação.
De fato, a imagem que se cria sobre um povo não é verdade para todos que estão inseridos naquele grupo. É só você pensar: nem todo brasileiro gosta de samba, futebol e feijão com arroz – características que fazem parte do nosso estereótipo no exterior.
Mas há características gerais que marcam uma dada cultura, como explica a consultora Jussara Nunes, da LCO Partners, que vive há 11 anos na Holanda.
Por isso, as atitudes listadas a seguir são fruto de uma reputação mais geral criada pelos brasileiros no mundo corporativo e baseadas nas experiências de três especialistas no assunto. Confira.
1 Rodear e rodear para, enfim, chegar ao ponto
O principal desafio do brasileiro ao lidar com outras culturas está,
vejam só, na comunicação. E não é só uma questão de fluência em outro
idioma. O que “pega” para os estrangeiros é a maneira como nos
expressamos.
“O brasileiro precisa explicar antes de chegar ao ponto”, afirma Jussara. “Os anglo-saxões, em geral, vão direto ao ponto: falam primeiro o que querem e, depois, tecem uma conversinha conforme o que o outro pede”.
“O brasileiro precisa explicar antes de chegar ao ponto”, afirma Jussara. “Os anglo-saxões, em geral, vão direto ao ponto: falam primeiro o que querem e, depois, tecem uma conversinha conforme o que o outro pede”.
Pode
parecer um pequeno detalhe, mas, na prática, esta diferença pode
comprometer a relação profissional. “As pessoas chegam a ficar
irritadas”, diz a especialista.
2 Usar o “sim” como um “talvez”
“A gente não quer ferir a outra pessoa, vamos falando devagarinho e, às
vezes, não somos totalmente francos ou diretos”, diz Jussara.
Assim, o “sim” vira “talvez”; o “talvez”, “não” e o “não” propriamente
dito nunca aparece – nas promessas, é claro, porque na prática, está
presente o tempo todo. Diante disso, estrangeiros tendem a ficar
confusos e, no pior dos cenários, frustrados.
3 Querer amigos, não colegas
Pesquisa da EY divulgada no mês passado mostra que o colega de trabalho
ideal para quem mora no Brasil é inspirador, motivador, amigável e
sociável.
Ou seja, na prática, mais do que alguém que ajude a conseguir bons resultados, o brasileiro quer trabalhar com pessoas com quem seja fácil se relacionar.
Ou seja, na prática, mais do que alguém que ajude a conseguir bons resultados, o brasileiro quer trabalhar com pessoas com quem seja fácil se relacionar.
“O brasileiro tende a focar no relacionamento. Primeiro, ele tem que confiar e se dar bem. Depois, vem a tarefa”, diz Jussara.
Isso se materializa, por exemplo, nas (“necessárias”) conversas
pessoais antes de começar uma reunião, na ocupação do espaço do outro
(nos comuns contatos físicos) e até em nossa (velada) dificuldade em
separar o que é profissional do que é pessoal.
“Você dá beijinho, mostra a fotos dos filhos, coloca um pouco de
sentimento nas relações”, diz Cristina Santos, da EMDOC. Em outras
culturas, o tom é outro: “viemos aqui para fazer negócios, não amigos”,
descreve a especialista.
4 Ajustar o alcance da visão
Segundo Fabiana Gabrieli, da HSM Educação, o brasileiro tende a ter uma
visão de negócios focada no curto prazo. “Queremos fechar negócio,
fazer movimentos rápidos”, diz. “Enquanto na cultura oriental, por
exemplo, as pessoas não fazem negócios com quem não conhecem”.
Por outro lado, tendo em vista as condições do mercado no Brasil,
aprende-se desde cedo que, muitas vezes, é preciso improvisar. Com isso,
apesar de não elaborar planos rígidos, por exemplo, o brasileiro tende a
guardar na manga um plano B. “Ou C ou D”, brinca Jussara.
5 Buscar exceções – o tempo todo
“Nosso cotidiano é repleto de exceções”, diz Cristina. É o código de
conduta que não é seguido à risca; a lei que, na prática, “não é bem
assim” e por aí vai.
Isso não é válido em outras culturas. “Tendemos a ser indisciplinados,
precisamos trabalhar com regras rígidas para que o "jeitinho" seja
controlado”, afirma Fabiana.
Quando em contato com outras linhas corporativas, o brasileiro, além de ler, precisa seguir o manual – sem criar atalhos.
6 Não andar no ritmo dos ponteiros
Uma consequência desta cultura de flexibilidade é a maneira como
lidamos com o tempo. Atrasos fazem parte da rotina de muitas corporações
por aqui. Quantas vezes, por exemplo, você foi pontual e teve que
esperar alguns bons minutos para que a reunião começasse?
Em outros países ou culturas, esta rotina é quase um insulto. E não
levar isso em conta quando você trabalha em equipes multiculturais pode
ser danoso para a sua própria carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário