segunda-feira, 7 de abril de 2014

Com concorrência, H&M expande em cidades menores da China


Companhia está adicionando mais lojas à medida que a concorrência no varejo se intensifica na segunda maior economia do mundo

David Fickling e Liza Lin, da
Lam Yik Fei/Bloomberg
Consumidores entram em uma loja da H&M no shopping Tsuen Wan Plaza, em Hong Kong, China
Loja da H&M na China: companhia já possui lojas em cidades chinesas menores como Meishan, Daqing, Weifang, Baicheng e Zhangjiajie

Sydney/Xangai - A Hennes Mauritz AB, a segunda maior varejista de indumentária da Europa, está se expandindo para cidades menores na China para seduzir mais clientes, à medida que a concorrência no varejo se intensifica na segunda maior economia do mundo.

A empresa, com sede em Estocolmo, também procurará fabricar roupas em Mianmar, na Etiópia e no Quênia porque a alta dos salários na China, seu maior mercado fornecedor, pressiona suas margens de lucros, disse hoje o CEO Karl-Johan Persson em entrevista por telefone de Melbourne, onde a empresa abrirá sua primeira loja na Austrália.

As empresas globais de indumentária Inditex SA e H&M estão se expandindo para as regiões menos desenvolvidas da China à medida que a concorrência se intensifica nas maiores cidades do país asiático. A Fast Retailing e a Gap também acrescentarão lojas e apresentarão novas marcas para aproveitarem a alta da renda na China, onde uma medição da confiança do consumidor aumentou para o nível mais alto em 10 meses em fevereiro.

“Certamente o país inteiro está ficando mais competitivo”, disse Persson, reconhecendo novos rivais e varejistas internacionais que estão melhorando e se expandindo no país. “Testamos cidades de segundo e de terceiro nível na China e descobrimos que a ideia está funcionando bem”. Neste ano, a varejista abrirá mais lojas na China do que em qualquer outro mercado, com planos para entre 80 e 90 lojas novas. Os consumidores de cidades menores fora de Pequim, Xangai e Guangzhou mostraram-se receptivos aos conceitos da H&M, e isso “abre muitas oportunidades de expansão”, disse ele.

Oportunidade no mercado

A H&M já possui lojas em cidades chinesas menores como Meishan, Daqing, Weifang, Baicheng e Zhangjiajie, segundo o site da empresa. A companhia abrirá uma loja neste ano em Zhuhai, uma cidade de terceiro nível na fronteira com Macau, disse por e-mail Trish Varker- Miles, porta-voz externa da Trish Nicol Agency em Sydney que trabalha com a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário