terça-feira, 8 de abril de 2014

Suínos: espanhóis reclamam da burocracia brasileira para a importação


De olho no mercado potencial, empresas do país ibérico esperam pela aprovação de produtos junto ao Mapa

Por Vinicius Arruda, de Saragoça (Espanha)*
suinos_espanha_carne_presunto (Foto: Vinicius Galera de Arruda / Ed. Globo)


A burocracia é o principal entrave para a penetração no mercado brasileiro de um dos maiores processadores de carne suína da Espanha.

O grupo Jorge, cujo faturamento atingiu € 520 milhões de euros em 2013, teve de esperar um ano pelo selo de aprovação de seus produtos junto ao Ministério da Agricultura, segundo o diretor de relações institucionais, Antonio Jové.. Agora, os executivos aguardam o andamento das negociações para finalmente poderem embarcar embutidos e derivados para o Brasil.

Além da burocracia, e também por causa dela, Jové ainda cita um velho problema conhecido dos brasileiros: a infraestrutura logística. "Uma tonelada de soja brasileira pode levar até uma ano para chegar à Espanha", diz. Ultimamente, o grupo tem buscado alternativas para o grão aumentando a compra de concorrentes como Estados Unidos e Argentina.

"Barreiras sanitárias podem ser uma arma na guerra comercial", diz Jové. Por isso, o grupo, que exporta para o bloco europeu e para a China, entre outros, não quer abrir mão do potencial do mercado consumidor brasileiro.

No ano passado, três associadas da Interporc, que reúne empresas espanholas que trabalham com a raça capa branca, exportaram juntas 400 toneladas de carne suína processada e industrializada para o Brasil, entre salsichas e presunto, que incluem os famosos jamóns serranos (presunto feito a partir do pernil dos porco).

"Sabemos que o Brasil é um pais em  desenvolvimento com um potencial de mercado muito grande", diz o diretor de exportações da Interporc, José Ramón Godoy. "Podemos oferecer qualidade e variedade nos produtos processados". A carne in natura, no entanto, não está nos planos dos espanhóis, que não querem concorrer diretamente com o produto brasileiro.

* O jornalista viajou a convite da Interporc.

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